14/02/2016

Por Que os(a) Bailarinos(a) Só Contam Até Oito?


Ontem eu estava dando aula pra minha turminha de Baby Class, e como de costume, quando fazemos algum exercício ou alongamento, eu peço que elas contem junto comigo até oito, pra ajudá-las a memorizar o esquema de contagem que utilizamos.

Porém, uma delas olhou pra mim, com carinha de dúvida e perguntou:

"Mas tia, por que nós contamos sempre só até oito?"

Eu poderia dizer pra ela a questão da contagem musical, que a maioria das músicas contém uma contagem de oito tempos, e etc. Mas achei no momento que seria uma explicação difícil demais para uma criança de cinco anos.

Então, na hora, sei lá de onde, me veio a explicação mais perfeita para a idade dela.

Perguntei a ela: "Duda, pra tia poder te explicar, como são as mãos da bailarina?" E ela prontamente fez a mãozinha como eu havia lhe ensinado:


Então eu disse: "Muito bem, as bailarinas estão sempre com os dedões bem escondidos, é como se a gente não tivesse dedão não é mesmo?" Ela riu e concordou.

Então eu continuei: "Como a gente deixa sempre o dedão bem escondido, a gente só consegue contar os dedos que sobram sabia? Olha, conta quantos dedinhos sobraram"

Ela contou e ficou surpresa quando percebeu que sobraram oito dedos.

Então eu disse: "Viu só Duda, então é por isso, como só temos oito dedos na aula,  só sabemos contar até oito quando estamos aqui"

Ela ficou convencida coma explicação, e achei super válida para as pequeninas.

É claro que com o tempo, ela vai precisar aprender o verdadeiro motivo de contarmos até oito, mas acho que tudo à seu tempo, não devemos sobrecarregar as Babys com termos muito técnicos e complicados, pois provavelmente elas não irão entender. Afinal, como entender a contagem de tempos dentro de uma música quando ainda se está começando o desenvolvimento no quesito musicalidade?

Vou utilizar a explicação com outras pequeninas que me perguntarem. E vocês, o que acharam da explicação? Como explicam pras suas Babys?

Beijinhos com Glitter!!!




11 comentários:

  1. AMEI!!! Perfeito!! Tipico de Duda, minha filha tbm é Duda, uma sapequinha curiosa! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol, fico feliz que tenha gostado :)

      haha manda um beijo pra sua Duda sapequinha haha :)) :P

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigada pela visitinha ao blog...

      Volte sempre ;)

      Excluir
  3. Adorei o seu blogs por inteiro melhores dicas curiosidades.#AMEI:-bd. :D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Mas porque de fato conta-se até 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elza, tudo bem? Tudo tem a ver com a contagem musical. Todas as músicas tem um ciclo de contagem, algumas em tempos rápidos, outras em tempos mais contidos, mas para facilitar as contagens, principalmente em aulas e coreografias, utilizamos a contagem padrão em oito tempos. Se você pegar uma música qualquer poderá perceber que é possível contar até oito dentro dela,e depois recomeçar a contar desde o um de novo. Isso nos ajuda a decorar coreografias dentro da música e dançar junto com os amigos dentro da contagem. É uma explicação meio confusa, mas espero ter ajudado rsrsrrss :D

      Beijo Beijo ;) (obs: se não tiver conseguido entender minha explicação estranha, me dá um toque rsrsrs)

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!