25/09/2015

Como um Tutu (Tou Tou) Bandeja Fica Sempre Tão Durinho? Qual a Estrutura Desse Tutu?


Já vi mitas costureiras perguntando como é a estrutura do tutu bandeja para que possam fazer um. Se você também tem essa curiosidade, fiz alguns desenhos para que possam entender como é feito esse
lindo figurino.

Para começar, vamos exemplificar que a saia tutu em questão tenha 30cm de comprimento total. Neste caso, seria necessário fazer três camadas de filó (um tipo de tule mais grosso e engomado), em tamanhos diferentes. A primeira camada seria costurada no tamanho total do tutu, ou seja, 30cm. A segunda camada deve ser feita um pouquinho menor, no caso 20cm. Assim, a terceira camada, ainda um pouquinho menor, no caso 10cm de comprimento.

Repare nesta foto abaixo. O aro azul seria a camada maior, a que fica em cima, com 30cm de comprimento, o aro vermelho a camada do meio com 20cm, e o aro verde a ultima camada com 10 cm de comprimento. Perceba que a parte branca ao centro de cada aro, seria a cintura da bailarina, e esta medida nunca muda, independente do comprimento da camada.

Depois, estas camadas devem ser sobrepostas, uma sobre a outra em ordem decrescente:


Esta parte será a parte de baixo do tutu, assim, usando uma linha da mesma cor do tule filó, são costuradas as bordas dessas camadas junto à camada que estiver por baixo. No desenho abaixo, as linhas pontilhadas pretas representam as costuras:


E assim é visto o tutu olhado de cima:


E dessa forma o tutu já está pronto para ser bordado e usado.

Ficou alguma dúvida quanto à como é a estrutura deste tutu? Se sim, é só deixar aí nos comentários que vou fazer o possível pra explicar pra vocês.

Beijinhos com Glitter!


86 comentários:

  1. E como se coloca o arame? Essa é a parte mais complicada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa.... então, se você fizer as camadas de filó bem firmes, a montagem conforme o post já deve ser o suficiente para não precisar de arame... mas caso fique molinho ainda, basta você colocar seu tutu sobre uma mesa (inclusive em tutus de tule comum, também funciona) coloque um aro de arame que fique mais ou menos na altura da metade do tutu e simplesmente costure o arame no tecido. Para que esse arame não fique aparecendo, basta encapá-lo antes de costurá-lo no tutu, com tule mesmo, fita de cetim, ou outro tecido que seja da mesma cor do tutu. Use também uma linha da mesma cor.

      Espero ter ajudado :)

      Boa Sorte com seu Tutu ^^

      Beijoss

      Excluir
    2. Oi gostaria de saber o tipo de arame usado ? Porque tem que ser um que não amassa ...

      Excluir
    3. Acho q é aqueles arames para fazer barbatanas em corpetes ou colocar em sutiãs. Vende em metro e não amassa

      Excluir
  2. Boa tarde para q fique bem armado de quantas folhas de tule(filó) seria preciso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Favia :) Obrigada pela visita ao blog ^^

      Bom, então, isso depende muito do tipo de armação que você quer e a pessoa que usará. Se quiser um tutu infantil, geralmente umas duas camadas de cada medida seria suficiente, ou seja, cerca de 6 camadas no total. Mas para adulto, pode ser melhor dobrar a quantidade de camadas, lembrando sempre de montar o tutu com o filó bem franzido para ter bastante firmeza.

      Espero ter ajudado ^^

      Beijosss

      Excluir
    2. Eu que agradeço foi muito importante mesmo bjs

      Excluir
    3. Fico feliz em ter ajudado ^^

      Beijinhoss

      Excluir
  3. Qual o comprimento do tecido tenho que coprar ?
    a largura maior é 30cm, mas e o comprimento??
    e costuro reto ou vou franzindo num elastico???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamara, tudo bem com você? :)

      Então, eu fiz um pra minha irmã e usei 10 metros de filó, mas ela tem 8 anos, se for para uma criança grande, ou para adulto, recomendo comprar mais tecido, pra poder ficar bem cheinho.
      Quanto ao comprimento, os 30cm do post são apenas um exemplo, o ideal é medir na bailarina que usará e fazer com um tamanho apropriado.
      Você deve franzir pra costurar, tais como os tutus bandeja são costurados, dobrando o tecido como uma espécie de sanfona e colocando alfinetes, depois passando com cuidado a costura.

      Espero ter ajudado... e se ficarem mais dúvidas, fica à vontade pra me perguntar florzinha.

      Beijo beijo ;)

      Excluir
    2. Boa noite.
      quantos metros tem de tecido cada camada?.
      Obrigada e parabéns pelo blog.

      Excluir
    3. Olá... primeiramente obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog :)

      Então, neste caso, digamos que seja um tutu para uma criança pequena, vão ser usados no minimo uns 10 metros de filó... daí, possivelmente a primeira camada use uns 5 metros, por ser a camada mais comprida, a segunda camada use uns 3 metros e última uns 2 metros. Muitos gostam de fazer o tutu com mais camadas, o que garante mais firmeza... então, é só ter uma ideia de quantas camadas você quer adicionar e fazer uma base mais ou menos para comprar o tecido.

      Espero ter ajudado :)

      Beijo Beijo

      Excluir
  4. Quando a camada superior é lisa significa que foi cortada em godê. As camadas inferiores tem que ser franzida pra dar o volume ou pode ser godê também?
    Desde já agradeço. :-bd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas devem ser franzidas para dar certo, daí depois é só montar em um corpete no formato redondo que elas devem ficar.

      Espero ter conseguido ajudar ^^

      Beijinho ;)

      Excluir
    2. Obrigada!
      Você é muito gentil!
      Dispensando seu tempo, tentando ajudar as pessoas que como eu têm dúvidas!

      Excluir
    3. Obrigada!
      Você é muito gentil!
      Dispensando seu tempo, tentando ajudar as pessoas que como eu têm dúvidas!

      Excluir
    4. Imagina é um prazer ajudar <3 ... tendo qualquer dúvida ou sugestão de post, é só deixar por aqui que terei o maior prazer em responder :) Beijooooo :P

      Excluir
  5. Qual o nome do arame que se usa para fazer o tutu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o blog, onde posso esse arame barbatana e como faço um tutu degrade para figurino de esmeralda. Bjs.

      Excluir
    2. Olha, eu sei que na internet se você digitar "arame barbatana" você acha,agora, pessoalmente infelizmente não vou saber te informar onde comprar, mas acredito que em lojas de artesanatos talvez tenha :)

      Excluir
  6. Gostaria de saber se para fazer o tutu posso substituir a barbatana de inox pela barbatana de plastico?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. E como faz a armação de arame, se acha pronto para comprar?

    ResponderExcluir
  9. E como faz a armação de arame, se acha pronto para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha até na internet a barbatana em rolo, tem ela de plástico e tem ela de aço, daí é só cortar no tamanho desejado e fechar o aro com o que achar que fique mais seguro :)

      Beijo beijo

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Essa barbatana é a mesma que se usa em corpete e em sustentação para bojo?

    ResponderExcluir
  12. Como picoto a barra de cada camada para que fique com biquinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia, tudo bem? Primeirammente seja bem vinda ao blog. Para cortar os biquinhos, basta fazer com o tecido ainda aberto vários V, um pouco largos, assim:

      VVVVVVVVVVVVVVVVV

      Daí quando vc franze as camadas ele fica com aquele aspecto despontadinho que amamos rsrs

      Espero ter ajudado ^^

      Beijo beijo

      Excluir
  13. Estou encontrando muita dificuldade em achar o arame q vai por baixo, vc saberia dizer se esse arame é vendido redondo mesmo, ou se é esticado e a gente q tem que envergar, e qual é o nome dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se vc armar o tecido direitinho nem tem necessidade do arame, os que eu faço mesmo ficam armados só com o filó, mas caso precise do arame, você pode pesquisar por "Barbatana Arame" ou "Barbatana Plástico" no Google, e vc acha pra comprar... ele é comprado em rolinho, vc que tem que envergar e fazer o aro no tamanho desejado... espero que tenha ajudado :)

      Excluir
  14. Bom dia, como faço a goma para o filo ficar durinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... a goma do próprio tecido já é bem durinha, e geralmente já é o suficiente pra deixar o tutu em pézinho, você só precisa saber montá-lo da maneira correta ^^

      Beijosss

      Excluir
  15. Boa noite eu amei o deu blog.vc esta de parabéns. Mas confesso q nao consegui o efeito desejado e gostaria muito se possível q vc me indicase um curso sobre esse assunto ou se vc pudesse dar esse curso online seria otimo!grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite... obrigada! Fico feliz que gostou do blog ^^

      Estou pensando em elaborar um curso online, pois muitas pessoas tem me pedido... vou estudar essa possibilidade e se for possível, assim que lançado postarei aqui no blog ok? Beijinhosss

      Excluir
  16. bom dia!gostaria de saber aonde encomtro um arame bem resistente,pois preciso fazer uma saia bambole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em loja de aviamentos e armarinhos você encontra a barbatana de aço. O preço é um pouco mais salgado que a barbatana de plástico, mas também é bem mais resistente. Ou se preferir, você pode comprar um rolo de arame nos depósitos de construção ou elétrica, daí é só moldar na forma redonda.

      Espero ter ajudado ;)

      Excluir
  17. Olá, gostei muito do seu blog! Como eu vi muitos comentários em relação a barbatana, não é em todo lugar que vende então gostaria de compartilhar com vcs o que utilizei para fazer o meu tutu, o nome é "passa fio" ele é vendido em material de construção, ele é grossinho mas dá pra esconder, acabei comprando o mais barato da loja e vi que ele não era muito resistente e o costureiro enrolou como uma trança para ficar mais firme e passou uma fita durex para segurar rsrs, mas deu certo e ficou perfeita!

    ResponderExcluir
  18. Oi adorei sua matéria, parabéns. Vou arriscar fazer pra minha filha. Se tiver curso eu interesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita querida... pode deixar, estou bolando um curso, logo mais terei novidades, pode deixar que eu aviso ;)

      Excluir
  19. Oi amo seu blog! Mas preciso muito de sua juda pois quero e preciso aprender a fazer o tutu bandeja !por favor monta um curso 😥😥😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fabi, volte sempre aqui no blog querida :)

      Estou bolando o curso, se tudo der certo, aviso aqui no blog tá? Beijosss

      Excluir
    2. Aguardo anciosa
      .parabéns pelo blog bjs!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Amei seu blog. Uma pergunta, qdo vou costurar o filo tipo de sanfona, eu passo um ferro pra marcar toda a extensão dele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem que passar pra marcar cada dobra :) Obrigada pela visitinha querida :)

      Excluir
  22. OlÁ! EU AMEI AS MATÉRIAS DESTE BLOG! EU USO SEMPRE ARAME COZIDO QUE SE COMPRA EM LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, OU FIO DE COBRE. É MAIS BARATO E RESISTENTE. BASTA ENCAPÁ-LOS COM FITA DE CETIM OU CREPE, OU FITA FLORAL E MONTAR COM MUITO CUIDADO. DÁ CERTO E FICA COM O MESMO RESULTADO. EU TAMBÉM TENHO INTERESSE EM FAZER O CURSO DE TUTU ON-LINE. SEMPRE PROCUREI E NUNCA ENCONTREI. AGUARDO ANSIOSA. UM ABRAÇO E PARABÉNS PELAS MATÉRIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Aneiza, e pela visitinha ao blog ^^

      Sim, pode deixar que estou me organizando para montar o curso... estou meio na correria, mas logo mais eu consigo gravar pra vocês ;)

      Excluir
  23. Boa tarde estou aguardando o curso de tutu bandeja mas confesso q tenho um pouco de pressa em aprender caso vc tenha alguem pra indicar eu agradeço muito ! Obrigada um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, infelizmente não tenho Fabi... desculpe a demora pelo curso, é que estou tão na correria que ainda não consegui elaborar certinho, mas está em processo de montagem ;)

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Ai, monta o curso 😍😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde quanto de tule eu preciso para fazer um tutu para a minha filha ela tem 13 anos e mede 1,68 cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 15 a 20 metros, depende de quão cheio você quer que fique, mas fica nessa faixa ;)

      Excluir
  27. Boa noite o tecido que tem que usar é tule ou filó porque tem diferença de um para o outro gostaria de saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o tutu "repolhinho" usa-se tule, que é um tecido mais fininho e com mais caimento... Já para fazer o tutu bandeja usa-se o filó que é mais espesso, e tem um caimento engomado, o que ajuda a manter o aspecto firme do tutu :)

      Excluir
  28. Bom dia! Vou fazer,pela primeira vez, uma saia tutu. Gostei do seu post, mas tenho uma dúvida. Ao costurar as saias uma nas outras tem que ser à mão ou à maquina? E na camada maior não se costura as outras?
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, tudo bem?

      Tem que costurar tudo na maquina mesmo, e todas as camadas devem ser costuradas ;) Espero ter ajudado.... beijooo

      Excluir
  29. Boa tarde!!! Muito feliz por ter descoberto seu blog!!
    Trabalho com figurinos de ballet e vou arriscar os bandejas agora. E não consegui curso até hoje (quero muito o seu online se fizer!!!)
    A cintura dos tutus . Eu calculo como? Vc tem algum macete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi, tudo bem? Ainda não tivee o tempo pra bolar o curso, mas ainda pretendo faze-lo rsrs

      A cintura eu calculo no elástico que será costurado, ou na calcinha ;)

      Beijinhoooo

      Excluir
  30. Realmente é difícil achar ensinando o tutu bandeja mas quando eu fiz, usei aqueles arames de fazer cerca. Ele é bem resistente e não amassa com facilidade. Meu esposo que é responsável por essa parte ele corta e enrola fita crepe em toda circunferência - Acredite deu certo. ver fotos
    http://projetoliarts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Menina, seu blog para mim foi um presente. Estou maravilhada! Mil beijocas! Continue nos ajudando por favor.

    ResponderExcluir
  32. Menina, seu blog para mim foi um presente. Estou maravilhada! Mil beijocas! Continue nos ajudando por favor.

    ResponderExcluir
  33. Muito bom,parabéns! atravez de suas dicas consegui fazer com perfeição :).
    Meninas o arame do aro vcs encontra no mercado livre o nome é fita de aço inox eu gosto de usar a de 4mm pq não fica pesado,vcs compram o rolo e corta a medida q for usar,depois une as pontas com fita crepe ;)

    ResponderExcluir
  34. Onde encontro barbatana de ferro pra tutu?

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. 👏👏👏amei as dicas muito feliz...queria saber pra crianca de 5 anos que largura uso pra franzir (em metros)

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Amei suas dicas, uma pergunta as camadas na cintura eu costuro separadas no coz

    ResponderExcluir
  39. Boa noite não estou conseguido montar o tutu

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!