08/09/2015

Alongamentos Para Ficar Flexível - Parte 2 (com a ajuda de amigos)



Alongar é sempre bom, mas sempre um desafio. Seja por aquela preguicinha, seja por falta de um itinerário de alongamentos, ou simplesmente falta de incentivo.

É por isso que estou publicando uma série de alongamentos para te ajudar. Se você ainda não viu a
Parte 1, clique AQUI

Este alongamentos devem ser feito com a ajuda de um ou dois amigos. Só lembre-se que estes são um pouquinho mais pesados, então vá com calma para não se machucar.

Forçando a Borboletinha: Faça um pouco do exercício da borboletinha normalmente, para começar a aquecer. Agora, deite-se para frente até o seu máximo e peça que o(a) amigo(a) empurre suas pernas para baixo em direção ao chão. Ao mesmo tempo, a pessoa deve inclinar-se sobre você, colocando levemente o peso dela sobre suas costas. Assim, ela estará forçando suas pernas para baixo e ao mesmo tempo não permitindo que seu tronco volte. Peça que a pessoa sempre respeite seu máximo, e quando chegar neste ponto, permaneça por pelo menos 30 segundos. Depois, vocês podem trocar de papéis.

Deitando na Perna: Agora você vai esticar as duas pernas à sua frente, e vai deitar sobre elas até onde conseguir. Em seguida, peça que o(a) amigo(a) deite-se costas com costas sobre você, assim ele(a) vai usar seu peso sobre você te ajudando a descer um pouco mais. Tome cuidado e deixe claro quando chegar até seu máximo, para que ele(a) não te machuque. Uma dica legal é respirar bem fundo pelo nariz e quando o(a) amigo(a) se puser sobre você, solte o ar pela boca, isso ajuda a relaxar os músculos e descer um pouquinho mais.

Abertura, Espacate de Segunda: Agora, você vai precisar de dois amigos. Cada um ficará de um lado seu, enquanto você deve deitar no chão e abrir as pernas, deixando uma perna com cada amigo. Eles devem então descer sua perna até onde você aguentar, mas muito cuidado com isso, esse exercício deve ser feito com bastante calma. Quando você encontrar seu máximo, peça que segurem sua perna na posição e não forcem mais. Conforme o tempo vai passando a perna começa a pesar e o exercício se torna bem difícil, mas não desista, é importante ficar nessa posição pelo menos dois minutos e meio. Ao fim desse período, force as pernas como se quisesse fechá-las, mas peça que os amigos não deixem que você consiga fechar, assim, quando relaxar novamente, peça que eles forcem mais um pouco para baixo, isso ajuda bastante a descer ainda mais a perna. Por fim, quando o exercício finalizar, peça que os amigos soltem suas pernas e tente fechá-las sem ajuda, somente com a força das próprias pernas. Pode ser bastante difícil de fazer isso, mas não desista. assim você também estará ganhando força nas pernas. Esse exercício também pode ser feito sozinho(a) colocando as pernas na parede, mas com a ajuda dos(as) amigos(as), o resultado será alcançado mais rapidamente.

Treinando o Pencheé (Panchê): Ainda com a ajuda de dois amigos, agora você vai colocar as duas mãos no chão, e com a ajuda de um deles, peça que levante uma das suas pernas sem flexioná-la, até onde você conseguir. O outro(a) amigo(a) deve sentar-se à sua frente, segurando sua perna de base e seu tronco, assim vai estar lhe ajudando a não flexionar o joelho de base e ao mesmo tempo encostar a cabeça no joelho. De início pode ser difícil subir bastante a perna ou encostar a cabeça no joelho, mas isso vem aos poucos, não se preocupe. Aos poucos, quando se sentir seguro para isso, peça que vá subindo mais a sua perna. Ao fim do exercício, o(a) amigo(a) que está em pé deve soltar sua perna e você deve tentar mantê-la na posição deixada o máximo de tempo possível. Assim, mais uma vez, além da flexibilidade, você estará trabalhando sua força.

Abertura, Espacate e Grand Battement (Grã Batiman): Agora, para finalizar a sequência de alongamentos, deite-se no chão e peça que uma pessoa segure seu tornozelo e joelho da perna que está esticada ao chão, enquanto a outra pessoa deve puxar a perna esticada em direção ao seu tronco. As duas pernas devem estar super esticadas, e deve-se ir somente até seu máximo também, pois eu mesma já tive uma distensão praticando esse exercício com o corpo frio e sem critérios de máximo. Após algum tempo, peça que a pessoa solte a sua perna e mantenha-se na posição por alguns segundos. Se quiser, puxe sozinho(a) também a perna em direção ao seu tronco. Quando terminar o exercício, volte com calma a perna à posição inicial para poder recomeçar com a outra.

E por aqui eu termino mais um post da série de alongamentos. Fiquem de olho, à qualquer momento posso colocar mais um post. Tomem sempre os cuidados de ir somente até o seu máximo, e escolha amigos de confiança para lhe ajudar, de preferencia aqueles que não vão te arrebentar rsrs.

Beijinhos com Glitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!