02/09/2015

Expressões no Ballet - Como Incorporar Melhor o Personagem da Minha Variação



Você é do tipo de pessoa introvertida que tem dificuldades para entrar no personagem na sua variação? Aí vão algumas dicas para te ajudar a incorporar o personagem, porque eu também já vim sofrendo
muito com esse mal, e estas dicas me ajudaram muito a melhorar:

Estude a variação: Agora que os passos e sequencias da variação provavelmente já são conhecidos para você, estude a variação, mas não estude as técnicas somente, estude qual é a proposta dela. Toda variação é parte de um repertório, então que tal assistir esse repertório completo para entender onde sua variação se encaixa? Procure entender o que é o seu personagem, o que ele faz no repertório, quais são suas emoções durante a variação (ele é agitado, feliz, triste, apaixonado), e quais são suas marcações fortes (por exemplo, o que significa a pose do braço da princesa Florine, as mãos rápidas da fada amarela, os gestos de arco e flecha da Diana, etc.), e porque essas marcações expressam o que se passa durante a história do repertório.

Baixe a música: Procure baixar a música e colocar em uma aparelho de fácil acesso para que você possa ouvir a música durante o dia (celular, mp3). Quanto mais familiarizado você estiver com a música, mais fácil será para você colocar sentimento em cima dela. Não enjoe da música, ponha pra repetir quantas vezes for necessário, e vá ouvindo... aproveite para lembrar também das correções técnicas neste momento.

Assista muitos vídeos: Procure bastante vídeos de pessoas executando sua variação e perceba como cada um expressa a personalidade do personagem, e procure se espelhar em algumas dessas pessoas. Assim será mais fácil de entender a proposta da variação.

Ouça a música de olhos fechados: Antes de dormir, coloque a música da variação para ouvir algumas vezes, de olhos fechados... pelo menos a mim ajuda bastante, eu me sinto com a música mais dentro de mim depois que faço isso... aquele silencio da noite, aquela paz da madrugada, sempre me ajudam a meditar melhor na música.

Dance sozinho: Chegue mais cedo e treine suas expressões faciais e corporais diante do espelho da sala. Passe a variação tentando expôr o personagem proposto, mas não se preocupe se tiver um pouco de vergonha no início, é normal rsrs, Dance também outras coisas, podem ser coisas doidas, podem ser coreografias que você mesmo inventar na hora, vale tudo, desde que te ajude a se soltar mais dentro do ensaio posteriormente.

Use a extensão do seu corpo: Um grande problema de quem é tenso é deixar isso transparecer não só no rosto, mas principalmente no corpo. Para melhorar isso, pense na extensão dos seus dedos, em ter braços longilíneos, em ter um pescoço alongado, isso tudo eliminará a tensão do seu corpo.

Faça caretas no espelho: Isso pode parecer besteira, mas é muito verdade. Em muitos cursos de teatro os professores utilizam essa técnica de amadurecimento nos alunos, então vale a nós tentar também. Em casa mesmo, faça várias caretas diante do espelho, ria de si mesmo, conheça suas expressões faciais particularmente, faça faces tristes, felizes, zangadas,surpresas, apaixonadas, todas uma seguida da outra vai te ajudar muito a se soltar.

Sinta-se bem no local onde ensaia: Descobri da pior forma que às vezes nossa pedra de tropeço pode ser a pressão que os próprios professores, os outros alunos ou escola coloca sobre nós, fazendo-nos parecer inferiores aos outros. Se esse for seu caso, se estiver se sentindo oprimido por qualquer pessoa e não consiga se soltar por este motivo, procure conhecer outras escolas, outros profissionais ou outros métodos que te deixem mais à vontade. Não deixe que ninguém te inferiorize à ponto de você achar que não consegue, isso te diminuirá muito no aspecto das expressões e com certeza te fará estacionar no crescimento da sua dança. Aprendi isso pois tinha muita dificuldade na escola antiga para expôr as expressões das minhas variações, mas assim que saí de lá, ensaiar a minha nova variação na nova escola tem sido totalmente diferente, tenho tido muito mais facilidade, então percebi que esse ambiente, de pressão ou de acolhimento, fazem muita diferença neste caso.

Beijinhos com Glitter!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!