25/02/2016

Ballet de Repertório - Don Quixote

No post de hoje vamos explorar um pouquinho a história do Ballet de Repertório Don Quixote. Visto a importância de estudarmos os repertórios, sempre que possível postarei a história de um repertório diferente.


Don Quixote é um ballet em quatro atos e oito cenas, com base em episódios retirados do famoso romance Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes . Ele foi originalmente coreografado por Marius Petipa para a música de Ludwig Minkus e apresentado pela primeira vez pelo Ballet da Imperial Teatro Bolshoi de Moscou, Rússia, em 26 de dezembro de 1869.

Todas as produções modernas do ballet Petipa/ Minkus são derivadas da versão encenada por Alexander Gorsky para o Teatro Bolshoi de Moscou, em 1900, uma produção do mestre de balé encenado para o Ballet Imperial de São Petersburgo em 1902.

Versões anteriores
O primeito desenrolar de Don Quixote  se baseia principalmente em adaptações feitas para o ballet em 1740 por Franz Hilverding em Viena, Áustria . Em 1768, Jean Georges Noverre montou uma nova versão de Don Quixote em Viena para a música de Josef Starzer , uma produção que parece ter sido uma remontagem do original por Hilverding.

Charles Didelot , hoje conhecido como o "pai do balé russo", encenou uma versão em dois atos de Don Quixote em St. Petersburg para o Ballet imperial em 1808. Em 1809, uma versão da obra foi montada no Teatro de Sua Majestade por James Harvey D'Egville. Depois disso, Paul Taglioni (tio de Marie Taglioni) apresentou sua própria versão de Don Quixote para o Ballet Berlin Tribunal Opera em 1839.

Produção de Marius Petipa original e remontagem

A mais famosa e duradoura adaptação deste ballet foi criada pelo coreógrafo Marius Petipa , inigualável Maître de Ballet do Imperial Ballet de St. Petersburg , e o compositor Ludwig Minkus. Petipa montou o trabalho para o Ballet Imperial do Teatro Bolshoi , em Moscou. A produção estreou em 26 de dezembro de 1869 com grande sucesso.

Petipa, em seguida, remontou o balé em uma produção ainda mais grandiosa para o Ballet Imperial de São Petersburgo em 21 de novembro de1871. Esta nova produção consistiu em cinco atos (onze episódios, um prólogo e um epílogo) e usado os mesmos projetos da primeira produção.

Remontagem de Alexander Gorsky

Alexander Gorsky apresentou sua remontagem do ballet para o Ballet do Teatro Bolshoi de Moscou em 19 de dezembro de 1900, uma produção que, em seguida, foi remontada para o Ballet Imperial de São Petersburgo, que estreou dia 02 de fevereiro de 1902.

Para suas produções de 1900 e 1902 Gorsky adicionou novas coreografias. Em 1900, acrescentou novas coreografias com músicas de Anton Simon - uma variação para a Rainha das Dríades, e uma dança para seus amantes, bem como uma dança espanhola adicional para a última cena. Quando ele adaptou a produção em São Petersburgo em 1902, o compositor Riccardo Drigo compôs duas novas variações para Matilde Kschessinskaya , que dançou Kitri / Dulcinea - a famosa Variação de Kitri com o leque para a final do pas de deux , e a Variação de Kitri como Dulcinea para a cena do sonho de Don Quixote (estas variações ainda são mantidas em produções modernas e são muitas vezes erroneamente creditadas a Minkus).

Infelizmente, em 1902 a adaptação de Gorsky não foi bem recebida em São Petersburgo, provocando um choque entre os espectadores, que afirmavam que a produção foi uma mutilação da obra-prima original de Petipa por um de seus ex-alunos e dançarinos.

O ballet reviviveu na Rússia bem depois da revolução de 1917. Tornou-se parte do repertório permanente do Teatro Bolshoi e do Kirov Theatre (que fez algumas adaptações através de Fedor Lopukhov em 1923, com nova coreografias, e de Pyotr Gusev em 1946, com o cenário modificado por Yuri Slonomsky e com novas coreografias introduzidas também por Nina Anisimova ).

Elencos Originais
FunçãoMoscow 1869St Petersburg 1871St Petersburg 1902
Don QuixoteWilhlem VannerTimofei StukolkinAlexei Bulgakov
Sancho PanzaVassily GeltserEnrico Cecchetti
KitriAnna SobeshchanskayaAlexandra VerginaMatilde Kschessinskaya
BasilioSergei SokolovLev IvanovNikolai Legat
GamacheDmitri KuznetsovNikolai GoltzPavel Gerdt
O dançarino de ruaOlga Preobrajenska
JuanitaAnna Pavlova
DulcineaPelagaya KarpakovaAlexandra VerginaMatilde Kschessinskaya
CupidoTamara Karsavina

Da Rússia para o resto do Mundo

Don Quixote foi trazido da Rússia a outros países pela primeira vez por Anna Pavlova em 1924 com uma versão resumida da produção da Gorsky de 1902. O famoso Grand Pas de Deux da cena final do ballet foi encenado no Ocidente no início dos anos 1940, pela primeira vez pelo Ballet Russe de Monte Carlo. A primeira produção do ballet completo montado fora da Rússia, foi uma adaptação completamente nova, produzida e coreografada por Ninette de Valois para o Royal Ballet em 1950. 

A primeira apresentação total da produção original russa apresentada no Ocidente foi de Rambert Ballet em 1962. Depois  em 1966, Rudolf Nureyev fez sua versão para o Ballet da Ópera de Viena , com a música original de Minkus adaptada por John Lanchbery . Hoje, o ballet já foi encenado por muitas empresas em todo o mundo, em muitas versões diferentes, e é considerado um dos grandes clássicos do ballet.

O coreógrafo norte-americano George Balanchine criou uma versão moderna em 1965 para o New York City Ballet com a música de Nicolas Nabokov, com o próprio Balanchine aparecendo como Don Quixote e Suzanne Farrell como Dulcinea. Esta produção não tinha nada a ver com a versão Minkus. Ele só foi usada até meados de 1970 e, em seguida, levada para fora do repertório da companhia. Em 2005, foi reconstruída por Farrell para a escola, e continua a ser realizada.

Personagens
  • Don Quixote
  • Sancho Panza
  • Lorenzo, pai de Kitri
  • Kitri, a filha
  • Basilio, um barbeiro, amado de Kitri
  • Gypsy
  • Graziosa, sua filha
  • Dulcinea
  • Gamache, prometido para se casar com Kitri
  • Aldeões, Toreadores, Dríades.


O desenrolar a história se dá da seguinte forma:


Prólogo

Bachelor Sanson Carrasco é visto cobrindo uma estante com papel de parede, enquanto Antonina está a colocar uma armadura velha e enferrujada e um capacete de papelão em um armário. Don Quixote de la Mancha entra, lendo um livro. Ele vai para a estante de livros e, não encontrando-o, acredita que foi roubado. Então ele se instala em uma poltrona e continua lendo. Ele se deleita em histórias de bravos cavaleiros, gigantes fabulosos e outras criaturas fantásticas, mas o maior de todos os sonhos de Don Quixote é sua amada Dulcinéia, uma mulher que ele acredita ser tão linda e nobre que não deve ser real. Aos poucos, ele balança a cabeça e cai no sono e sonha com suas aventuras românticas. 

De repente, seu servo, Sancho Pança, sobe rapidamente através da janela. Atrás dele estão várias mulheres com raiva, vindas do mercado, de onde ele roubou pão e uma galinha. Don Quixote desperta com a bagunça. Então,ele diz Sancho que está determinado a buscar aventuras como um cavaleiro viajante, o tempo todo em busca de sua amada Dulcinéia. Ele mostra-lhe o capacete de papelão, que, com um só golpe de sua espada, torna-se uma massa disforme no chão. Antonina sugere que ele deve usar uma bacia de barbear em vez disso, o que lhe serviria muito bem como capacete. Don Quixote entusiasticamente concorda e, colocando-a na cabeça, dá ordens para que Sancho traga sua armadura, espada e lança a fim de preparar-se para a viagem.

Ato I
Kitri, vai para fora de sua casa, a fim de encontrar Basílio, seu amado. Seu pai, Lorenzo, vendo-os apaixonados, espanta Basílio trazendo Kitri às lágrimas. Então aparece o rico e nobre Gamache, que apaixonado por Kitri, pede a mão da garota a Lorenzo, que aceita com prazer a proposta. Mas Kitri, sem se confortar com a ideia do casamento com ele, foge.

Dança começa na praça. Neste momento Don Quixote chega montado em Rocinante, seu cavalo, seguido por Sancho, que está montando um burro. Ao comando de seu mestre Sancho soa seu chifre oxidado, fazendo tanto barulho que obriga os aldeões a taparem os ouvidos.

Quando Kitri está dançando na praça, Don Quixote a nota, e imagina que ela seja sua amada Dulcinéia, e fica com ciúmes do amor que ela sente por Basílio. Quando Lorenzo continua instando com a menina para que acabe seu romance com Basílio, ela e seu amado resolvem fugir juntos. Gamache então embarca em uma busca para encontrá-los, e Don Quixote pega seu cavalo e também inicia uma busca.

Ato II

Kitri se disfarça junto com uma trupe de atores, procurando manter-se escondida.
Depois, na floresta, entre árvores aparece Sancho e o cavalo Rocinante, sobre a qual repousa o ferido Don Quixote. O servo desmonta seu mestre do cavalo e coloca-o na grama, para que ele possa descansar. Em seguida, amarra o cavalo, e vai dormir. Don Quixote também tenta dormir, mas é atormentado por sonhos fantásticos. 

Nestes sonhos, fadas aparecem  e Don Quixote encontra-se vestido de uma armadura brilhante. Em seguida, vem uma sucessão de terríveis monstros, sendo o último uma aranha gigantesca, que tece uma teia. O cavaleiro ataca a aranha, que ele corta ao meio com sua espada. No mesmo momento a teia de aranha desaparece para revelar um belo jardim, repleto de dryads e mulheres bonitas, presidida pela Rainha das Dríades. Entre eles está Dulcinéia e Don Quixote se ajoelha diante de sua amada. Neste momento, tudo desaparece, pois ele acorda.

Ato III
De volta a aldeia, Kitri e Basílio se juntam àqueles que estão dançando. No auge da alegria, Lorenzo e Gamache chegam, seguidos por Don Quixote e Sancho. Ao ver sua filha, Lorenzo decide dar sua bênção à união da garota com o nobre Gamache. Basílio fica irritado e, acusa Kitri de infidelidade, e em um momento de desespero, desenha uma espada e apunhala a si mesmo. Como ele está morrendo, ele pede para Lorenzo para casar-se com Kitri em seus últimos momentos de vida, mas Lorenzo e Gamache recusam. Don Quixote aproxima-se de Gamache e o desafia para um duelo por ter recusado o desejo de um moribundo. Gamache se recusa a lutar e os aldeões revoltados o levam para fora da aldeia. Com pena, Lorenzo concorda em permitir o casamento de Basilio e Kitri. Neste momento, Basilio puxa a espada e diz a todos que era uma piada, apenas para conseguir a aprovação de Lorenzo.

Ato IV
Uma magnífica festa é realizada em honra de Dom Quixote. De repente, o Cavaleiro da Branca Lua (ou Cavaleiro da Lua de Prata) o desafia para um duelo, e ele acaba sendo derrotado. O cavaleiro vitorioso prova ser o Bachelor Sanson Carrasco, que obriga Don Quixote de fazer voto que ele não vai desembainhar sua espada por um ano inteiro. O cavaleiro triste, fiel à sua promessa e seguido por Sancho, volta para casa.

Segunda versão do Petipa desde 1871

Quando Petipa remontou Don Quixote em 1871 para o Ballet Imperial de São Petersburgo, muitas mudanças foram feitas. Algumas das alterações incluíram o seguinte:

  • Don Quixote não considerava Kitri como sua protegida; ele realmente a confunde com Dulcinea e ela aparece como tal na cena do sonho. Foi nesta remontagem que os papéis de Kitri e Dulcinea tornaram-se um duplo papel, ao passo que na produção 1869 de Moscovo, foram dançados por duas bailarinas diferentes.
  • Dois novos personagens - o Duque e a Duquesa - foram adicionados, e muitas das cenas cômicas e danças de caráter foram cortadas.
  • suicídio simulado de Basílio foi transferido para o segundo ato, e aconteceu antes da cena do moinho de vento, e não depois.
  • O final foi alterado - O duelo de Don Quixote com o Cavaleiro da Lua de Prata foi cortado, e o balé terminou com um epílogo em que Don Quixote e Sancho Pança partiram novamente em sua busca depois do casamento de Kitri e Basílio.
Também é importante notar que a personagem Rainha das Dríades estava presente na produção original de Moscou em 1869, mas ela provavelmente não era um papel criado desde a primeira versão, e provavelmente Minkus não compôs uma variação para ela.


Gostaram de aprender mais sobre este ballet? Qual gostariam de ver agora?

Beijinhos com Glitter!

2 comentários:

:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!