19/01/2016

Vacina Nacional ou Importada? Qual eu Uso na Minha Cachorrinha

Para que não sabe ainda, assumo que sou fã de carteirinha de animais. Simplesmente amo e respeito todos, assim, quando decidi adotar minha pequena Nicole, há quase três anos atrás, decidi que cuidaria bem da saúde e do bem estar dela.


O primeiro passo que achei certo tomar foi já me informar sobre a castração dela, passo esse que infelizmente poucos donos ainda se dão ao trabalho de cuidar. Um conselho meus amores, se vocês amam, castrem, seus bichinhos serão muito mais felizes.

Mas enfim. o veterinário que ficaria responsável pela castração me informou um tabela de vacinas que precisavam ser tomadas antes do ato de castração. Seriam três vacinas contra vários vírus, uma por mês, e a última devia ser acompanhada à vacina de raiva.

Voltei pra casa com a carteirinha que ele havia me dado, e decidi que iniciaria as vacinas. Porém, esta clínica fica longe da minha casa, à cerca de 30 minutos de distância, e não tenho carro, assim optei por vaciná-la aqui por perto, e só então levá-la para a castração.

Uma moça conhecida, onde eu comprava as rações da Nicole, me indicou uma outra casa de ração próxima que possuía as vacinas, então fui me informar e por um preço bem em conta, entre 15 e 20 reais cada dose, completei a tabelinha de vacinas dela e a levei para castrar.

Tudo correu normalmente, e quando as vacinas completaram um ano, a levei para reforçar na mesma casa de ração, achando que estava tudo bem.

Como podem ver na primeira foto do post, tudo foi mudar somente no dia dezesseis desse mês.

Descobri um médico veterinário perto da minha casa e decidi que de repente poderia levar minha pequena para ser vacinada lá, visto ser mais seguro que uma vacinação em casa de ração.

Porém, ao ligar na clínica, fiquei surpresa! Quando perguntei pela vacina V12, tal como indicava a primeira carteirinha dela, a moça da recepção da clínica ficou confusa, e disse não saber do que se tratava. Foi perguntar para o doutor que me atendeu ao telefone para questionar se a tal vacina teria sido adquirida em uma casa de ração. Sem entender bem o porque da pergunta, eu respondi que sim, e fui descobrir que essa vacina simplesmente não valia de nada!
Essa era a famosa Vacina Nacional, meio que uma imitação da outra vacina, sem nenhuma qualidade e provavelmente com pouco ou até nenhum valor na saúde da minha cachorrinha.

Corri para vaciná-la de acordo com a vacina correta, mais conhecida como V10, que vem de laboratórios internacionais e fornece muito mais proteção.

Descobri por meio do próprio veterinário que a vacina nacional fornece pouca, ou nenhuma, formação de anticorpos após a imunização do animalzinho. Alguns animais podem parecer relativamente saudáveis após tomar a vacina nacional (como o caso da minha Nicole), mas a verdade é que estão totalmente propensos a pegarem uma doença grave, e até virem ao óbito.

Daí, indignada com a enganação que havia passado, em tempo de ter perdido minha filhotinha, fui pesquisar mais sobre as tais vacinas, e encontrei no site www.tudosobrefloripa,com,br uma matéria deixando bem clara a ineficácia da vacina nacional.

Em parte, a matéria dizia:

"Após a vacinação com o produto nacional houve o retorno de animais, apresentando as doenças as quais deveriam estarem imunizados; o que não ocorre com a vacina importada, comprovando assim sua eficácia.
Outro fator que diferem é as condições em que ocorrem a venda e aplicação da vacina. A nacional não é considerada uma vacina ética, pois é vendida sem restrições em agropecuárias, aviários ou em qualquer estabelecimento animal, onde muitas vezes são conservadas de maneira incorreta já perdendo aí sua eficácia, e onde o cliente compra, e as leva para casa em uma sacolinha plástica com gelos sem a mínima condição de conservação; muitas vezes são aplicadas pelo próprio balconista que não tem formação alguma. Não examina o animalzinho, nem pergunta como ele esta, se esta se alimentando, se tomou vermífugo, se tem vermes, qual sua temperatura, etc, que é o mínimo de um exame físico indispensável em uma consulta veterinária.
Para os balconistas não há interesse em explicar a diferença entre as duas vacinas, visto que a importada somente pode ser adquirida por médicos veterinários; e estes após a aplicação carimbam e assinam a carteira de vacinação, como responsáveis pela imunização.
Já a vacina importada somente é administrada por médicos veterinários, que são as únicas pessoas capacitadas para averiguar a saúde do seu animalzinho. Somente após a consulta com o exame clínico que é feita a vacinação. Se o seu mascote apresentar-se adoentado, com febre, diarréia ou com uma simples gripe, não é feita a vacina, para não comprometer ainda mais a saúde do animal. Faz-se o tratamento adequado e posteriormente a vacinação, garantido assim a sua eficiência."
Depois de ler esta matéria, e da recomendação do veterinário, vacina nacional nunca mais! Minha baby merece o melhor, e mesmo que a vacina tenha custado 60 reais e a de raiva 30 reais, o veterinário a examinou, verificou seu peso e perguntou sobre os hábitos dela, mostrando a seriedade da consulta, assim, acho que às vezes o barato pode sair caro.
Além disso, poxa vida gente, a vacina é somente uma vez ao ano, será que não podemos gastar um pouquinho mais com nossos bichinhos somente uma vez no ano inteiro?
Tive sorte da minha pequena não ter contraído nenhuma doença durante todo esse tempo praticamente sem nenhuma vacinação, principalmente porque eu nem mesmo sabia da existencia da outra vacina. Mas você pode não ter a mesma sorte se vacilar. Então, leve já seu animalzinho à clínica veterinária mais próxima e atualize a caderneta de vacinação do seu mascote.
Vacinar é um ato de amor!
Beijinhos com Glitter!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!