17/01/2016

Tendu - Regras na Execução e Maneira Correta de Executá-lo


Apenas uma aula de ballet já é o suficiente para que nos deparemos com ele, já que grande parte dos exercícios de barra e centro possuem o tendu como base.

Por vezes ele pode parecer um exercício bobo e talvez até sem importancia, mas o que não sabemos é
que o tendu é um treinamento ótimo para aprendermos a esticar mais os pés, termos mais energia desde o início das pernas até o fim dos dedos, e ter força para praticar exercícios na ponta.

Desde o baby class, o tendu ganha seu espaço como a famosa "pontinha", e já desde esse momento, já possui um trabalho vital no crescimento das pequenas bailarinas para que adquiram a formação correta de suas articulações voltadas para a dança.

É importante fazer o uso correto das técnicas do tendu e ir aprimorando-as aos poucos cada vez mais. O vital é sempre manter os quadris bem encaixados durante a execução, o máximo da rotação de en dehors, os joelhos bem esticados, o arco do pé erguido e os calcanhares sempre para frente.

A postura também nunca deve ser esquecida, mesmo que este pareça um passo simples (lembre-se como coordenar a postura AQUI), pois o alinhamento correto do corpo contribui muito para um tendu bem executado.

O peso do corpo deve estar sempre na perna de base quando realizamos o tendu, não importa se é devant, seconde ou derriére, pois isso garante um tendu correto e evita lesões desnecessárias nos dedos do pé que está em execução.


O tendu devant (pronuncia-se 'tandi devan'), ou seja, tendu para frente, tal como na foto ao lado deve ser executado com os dois joelhos bem esticados e com en dehors nas duas pernas.

Repare que a perna de base permanece totalmente alinhada en dehors enquanto a perna que está trabalhando fica bem à frente da outra com o arco do pé para fora e os calcanhares para cima. 

Geralmente exercícios em fondue ajudam a melhorar o en dehors da perna que está trabalhando, mas caso o exercício não possua fondue, mesmo assim, tente forçar sua rotação o maximo possível.


O tendu a la seconde (pronuncia-se tandi a la seconde), ou seja, tendu ao lado, tal como na foto deve ser alinhado exatamente com a perna de base. 

Como eu disse antes, o peso deve ficar totalmente na perna de base para não pressionar os dedos da perna que está trabalhando, e tal como o tendu devant, esse tendu também exige joelhos esticadíssimos para uma execução correta.

Os pés devem estar alinhados com os joelhos, sem deixar cair o arco do pé, nem pra frente, nem pra trás.

O tendu derriére (pronuncia-se tandi derriér), que é o tendu para trás talvez seja o mais difícil de executar. Muitas pessoas caem no erro de deixar seu tendu derriére muito aberto (abrindo na diagonal), e consequentemente seu jeté, arabesque e grand battements também acabam ficando igualmente abertos, desalinhando o(a) bailarino(a) em todos os passos.

Assim, lembre-se sempre estender seu tendu derriére bem atrás da perna de base.

Igualmente esse tendu exige joelhos esticados e quadris alinhados, e para executá-lo é importante alinhar o peito do pé para baixo forçando os calcanhares para o chão, trabalhando o en dehors.

Cuidado para neste tendu não acabar alinhando a sola do pé para cima e o peito do pé para o chão, estaria muito errado.

No mais, todos os tendus devem sair da sua base arrastados pelo chão até serem estendidos, e depois devem voltar pelo mesmo caminho.

Além disso, o tendu exige um acompanhamento de cabeças e braços muito importantes. Quando fazemos tendu devant e derriére, a cabeça permanece ao lado, e quando fazemos tendu a la seconde, a cabeça permanece para frente.

Já os braços, quando tendu devant o braço deve estar acima da cabeça, em terceira ou quinta, dependendo da nomenclatura utilizada no método que você estuda. Quando tendu a la seconde, os braços acompanham também ficando a la seconde. E quando tendu derriere, o braço deve estar levemente em allongé à frente do corpo do(a) bailarino(a).

Lembre-se de prender o bumbum, ajustar a postura e nunca dobrar os joelhos, isso vai garantir a beleza de todos os seus tendus.

Beijinhos com Glitter!



6 comentários:

  1. Oiii. Você pode me dar dicas de como posso ter mais colo de pé? Estou olhando agora essas fotos e estou com inveja, pq possuo o pé chatinho :(. Obrigada, tenho amado as postagens, bjos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Milla, eu tenho um vídeo um pouco antigo que gravei à um bom tempo, já vou postar neste instante haha... obrigada pela visita minha querida :)

      Excluir
  2. Eu vou experimentar uma aula de contemporâneo numa escola nova (nunca dancei contemporâneo), mas já fiz 6 anos de ballet e a professora disse que se achasse que eu tinha potencial deixava-me ter aulas de pontas gratuitas. Podes fazer um post para me responderes às seguintes perguntas, por favor.
    Quais os passos que eu tenho de relembrar para arrasar numa audição de ballet? Devo arriscar ou limitar-me a fazer aquilo que eu tenho 100 por cento de certeza que vai sair na perfeição? Tenho pouca flexibilidade e nunca fiz uma aula de TDC, será que ela vai considerar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, tudo bem? Gostei muito das suas dúvidas, vão render bons posts, pode deixar que farei todos individualmente, pra não ficar nenhuma dúvida pra você ^^

      Obrigada por passar aqui no blog... fica de olho que logo logo os posts chegam rsrs

      Beijo beijo

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!