19/01/2016

Qual a Melhor Ponteira, de Pano ou de Silicone?

Já teve dúvidas em qual é a melhor ponteira para começar a usar sapatilhas de ponta? Hoje trago este post com minha experiência própria pra ajudar vocês a escolherem melhor qual é o tipo de ponteira é própria para seu pé.

Quando eu comecei o estudo nas pontas, eu estava com outra professora. Ela me recomendou comprar as ponteiras de silicone, pois de acordo com ela amortecia bastante as dores da sapatilha. Realmente achei essa ponteira bem confortável.

Porém, quando mudei de escola e comecei a estudar com outra professora, ela me recomendou experimentar as ponteiras de tecido, pois segundo ela eu só saberia qual era melhor se experimentasse.

Então, assim que tive uma oportunidade, comprei uma ponteira de helanca com espuma e levei para a aula para testar. Infelizmente eu não gostei nada dela, pois achei que a ponta do meu dedão ficou praticamente em contato direto com a sapatilha, então senti bastante dores, mas isso varia muito de pé pra pé. Então seguem algumas características notáveis nas duas:


Silicone
A ponteira de silicone é bem confortável. Ela amortece bastante a pressão exercida sobre os dedos durante o uso da sapatilha. Se você tem pés largos, não deve usá-la esticada demais sobre os dedos, pois dessa forma irá comprimi-los. Apenas encaixe nos dedos e coloque a meia por cima.

Essa ponteira exerce bastante volume dentro da caixa da sapatilha, então provavelmente seus dedos ficarão bem justos dentro do box, não permitindo muito movimento entre os dedos, mas nada que machuque se a sapatilha não for de fôrma muito estreita.

Ela necessita estar sempre dentro de um potinho com talco, senão resseca, além de machucar os pés. Veja este post AQUI que fala sobre isso.

Mas em resumo, eu acho essa ponteira muito boa. Ela é bem macia e ajuda iniciantes a se acostumarem com a dor das pontas, pois a dor fica bem menor.


Tecido/ Pano/ Espuma
Esta ponteira é bem mais fina que a de silicone. Ela exerce pouco volume dentro da caixa da sapatilha e permite mais movimento dentro do box, mas em compensação não ameniza tanto as dores como a de silicone. Ela é vendida por tamanho.

Geralmente, adultos usam o tamanho G, mas sempre peça para experimentar antes de comprar, pois existem três tamanhos, P, M e G, para acompanhar a largura dos seus pés.

Por ser vendida em tamanhos, fica certinha tanto em pés largos como finos.

Além disso, por ser bem mais fina que a de silicone, ela protege bem menos os pés, então geralmente deve ser usada acompanhada de esparadrapos para evitar bolhas ou calos.

Também suja bem fácil por absorver bastante o suor dos pés. Por este motivo deve ser sempre lavada ou colocada no sol após cada aula, para evitar mau-cheiro.

Na minha opinião esta ponteira não é boa, muito menos pra iniciantes, principalmente pelo fato de não proteger os pés das dores o suficiente.


Porém, vale lembrar que estas são minhas opiniões pessoais à respeito das duas ponteiras, de acordo com minha experiência, mas não é uma regra. Tem gente que ama, tem gente que odeia, tem gente que (acreditem se quiserem) nem usa ponteiras.

Então façam um teste, antes de comprar peça para experimentar as duas e suba na ponta para ver qual acha mais confortável. Se puder, coloque uma em cada pé e veja qual é mais se adapta melhor ao seu caso.

Beijinhos com Glitter!




10 comentários:

  1. Eu uso a ponteira de silicone e por isso tive que aumentar 1/2 o número da minha sapatilha pois ela apertava muito. Qual a que você usa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ylana, é verdade, realmente dá um pouco mais de volume dentro da sapatilha. Eu calço 39 e tenho que usar a sapatilha 41 e meio pra ficar confortável. Uso a Toshie da Só Dança, e você? :)

      Excluir
  2. Uso a de silicone. Mas antes eu não usava ponteira, pq na outra escola eles não aconselhavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Milla, então nós duas usamos de silicone rsrs

      Mds, não consigo imaginar minha vida sem ponteiras, como você conseguiu sobreviver nessa outra escola? hahaha :-O

      Excluir
  3. Eu tentei usar a de silicone uma vez, mas eu não gostei, ela ficou se mexendo dentro da sapatilha, provavelmente porque meu pé sua bastante, mas imagino que o pé de qualquer bailarina que esteja nas pontas sua bastante, então não sei porque que em mim ela saiu do lugar e isso atrapalhou meus balances e tudo, chegou até a machucar um pouco, e por isso eu prefiro a de tecido, que não se mexe e pra mim ja da uma boa proteção (acho que ja acostumei bastante com a dor) algum conselho pra que eu também consiga usar a de silicone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura tudo bem?

      É verdade, realmente se você sua bastante, por ser um material com nenhuma propriedade absorvente, é possível que fique mesmo com essa mobilidade dentro da sapatilha, o que não é nada legal e pode mesmo prejudicar sua dança. Mas minha pergunta é: Você encharcou suas pontas com talco? Ou estavam normais? Pois, pelo menos pra mim funciona, quando eu coloco bastante talco nas ponteiras e o pé começa a suar, todo o suor se direciona para o talco e permite que a ponteira não fique escorregadia. Geralmente o talco absorve esse suor todo e muitas vezes até desaparece de dentro da ponteira após o uso.

      Fico aguardando sua resposta, pois, se tiver usado talco e mesmo assim tiver enfrentado problemas, daí terei um sugestão diferente... aguardooo ^^ Beijooo

      Excluir
  4. Olá sou a Alanna, e vou comessar a usar sapatilhas de pontas, queria saber se e a melhor ponteira para iniciantes? é a de pano a de gel ou a de cilocone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alanna, tudo bem? Então, como eu falei um pouquinho no post, não existe uma regra. O interessante seria você provar as três e ver qual se encaixa melhor no seu pé, qual você sente mais conforto e controle. Eu gosto muito da de silicone, pois protege bastante o pé e evitar maiores desconfortos, mas o ideal seria você usar e tirar suas próprias conclusões, pois tem gente que acha que a de silicone, por ser mais volumosa, acaba apertando os pés dentro da ponta, enquanto outras acham que a de pano já é fina demais, e não protegem em nada. O legal seria, na loja, você colocar as duas e ver qual se adapta melhor ;) Beijoss

      Excluir
  5. Você tem uma escola onde fica ? 11957294359 gostaria de voltar a fazer

    ResponderExcluir
  6. Tem diferença de silicone?? Comprei um pra minha filha e ela falou que o silicone da dela é mas duro o das amiguinhos é mas macio como.faço pra escolher um silicone macio??? Alguém pode me ajudar na compra???

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!