29/07/2015

Estou muita Velha Para Começar a Fazer Ballet? Existe Idade Para Começar?



Não sei quantas mil vezes eu ouvi a frase: Ah, quando eu era pequena tive vontade de ser bailarina, mas agora que estou velha, já era! 
Mas, será que é verdade? Se você não começa o ballet criança, depois você não consegue mais?


Bom, o maior fator que influencia esse pensamento é o fato de que, depois de crescida, a pessoa adquire um corpo formado e a facilidade de obter flexibilidade simplesmente parece desaparecer. Mas a verdade é que existir idade certa para começar o ballet é apenas um mito, e qualquer um que tenha vontade pode sim participar das aulas.

Tomo como experiência própria esse fato, pois como eu já disse pra vocês no outro post, eu só consegui retornar às aulas profissionalmente aos 17 anos, fase essa em que meu corpo já estava totalmente formado contra o ballet, tinha zero flexibilidade e zero postura.

Quando retornei, comecei a me alongar em casa, o que me ajudou bastante no quesito flexibilidade, e assim fui crescendo pouco a pouco nas aulas, reformando meu corpo para a dança.

É claro que quando se tem três anos de idade, colocar a perna na cabeça será muito mais fácil, mas quando se é adulto não e impossível, só tenha força de vontade e você também chegará lá.

Muitas escolas hoje estão apostando nas turmas de ballet adulto, pois essa modalidade já deixou de ser 'coisa pra crianças'. Uma pessoa adulta tem todas as chances de iniciar o ballet, seja lá com qual idade for, alcançar flexibilidade, postura e até as pontas.

Além disso, uma pessoa adulta pode absorver melhor as aulas e ser muito mais disciplinada que uma criança, assim sendo, essa pessoa pode crescer muito mais rápido e em menos tempo que a criança. Também verá melhoras no dia a dia, pois a postura adquirida minimiza as dores nas costas por exemplo, além de muito bem estar que as aulas fornecem.

Procure turmas de ballet adulto iniciante e você verá como pode ser divertido encontrar outras pessoas que assim como você, deixaram o tempo passar, mas não perderam seus sonhos!

Portanto, se você tem entre dez e noventa e nove anos e se acha velha ou velho demais pra dançar, pode acreditar e eu incentivo: Dance sim, e seja feliz!!!

Beijinhos com Glitter


4 comentários:

  1. Oi, adorei seu blog. Fiz ballet dos 9 aos 13 anos. Já estava em turma avançada, usava ponta desde os 11, mas infelizmente tive que sair. Agora estou com 18 anos e planejo voltar ao ballet ano que vem. Comecei há um mês com treinos em casa voltados para flexibilidade, mas gostaria que você me recomendasse exercícios para en dehors (minha quinta sempre foi ruim) e para força nos pés para quando eu voltar a usar as pontas. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura, tudo bem com você? Fico feliz que vá voltar às aulas... te desejo tudo de bom!

      Pode deixar que faço sim um post para melhorar o en dehors e força nos pés :) Obrigada pela dica..

      Beijo beijoo

      Excluir
  2. Tenho 18 anos e desejo iniciar o Ballet. O que é melhor? Ballet clássico? Ou contemporâneo? Sofro sedentarismo, e principalmente com dores no joelho tanto que ele não é esticadinho. Deveria passar por alguma avaliação medica antes de iniciar as aulas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raay :) Bom, o clássico é a base de tudo! Se possível comece com o clássico para dar uma boa estruturada em seu corpo, daí comece o contemporâneo, porque ele desconstrói o clássico, e fica um pouco mais difícil desconstruir algo que não foi construído... é meio complicado de explicar, mas é mais ou menos isso kkk

      Se você sente muitas dores, a aula sem cuidado pode agravar sua situação, então, se possível passe sim em um médico para saber quais cuidados você deve tomar, daí aproveite e peça uma declaração médica e leve até a escola onde você for estudar, assim eles terão carinho com seu joelho. Às vezes, pode até ser sintoma do sedentarismo, e quando começar a exercitar regularmente seu corpo, essas dores talvez sumam, mas por precaução é melhor ter cuidado, afinal, seu corpo é o único que você terá a vida inteira, ele merece muito cuidado:)

      E caso você por algum motivo não consiga ser avaliada pelo médico antes de entrar nas aulas, já deixe clara essa questão para que os professores entendam o cuidado que devem tomar com você, e assim que possível, procure tratar sua dor ;)

      Espero ter conseguido te ajudar querida ^^

      Beijo beijooo

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!