24/03/2016

✩ Série - Ideias para Coreografias de Ballet Infantil - Parte 3 - ✩ Desenhos Coreográficos



Se você ainda não acompanhou o restante da Série - Ideias para Coreografia de Ballet Infantil, confira aqui a Parte 1 - Temáticas e aqui a Parte 2 - Músicas.

Hoje vamos falar sobre desenhos coreográficos.

Quando se trata de ballet infantil, quanto mais simples puderem ser os desenhos coreográficos, menos chances da criança se atrapalhar ou errar seu lugar na colocação.

Para o Baby Class, o que eu mais recomendo são as filas únicas. Se o espaço em que forem dançar e o tamanho da sua turma permitir, é a colocação mais simples e com menos chances de erro possível.


Uma opção também é, nesta mesma colocação, colocar a aluna maior, ou a que decorou melhor a coreografia, ao meio da fila, em uma posição um pouco mais a frente das outras, assim ela poderá guiar as outras durante a coreografia. Mas caso opte por fazer isso, a aluna em destaque deve ser um personagem diferente das outras, para que aos olhos de quem assiste, ela não seja apenas uma mera cola para as pequenas, e sim pareça ter destaque por ser um personagem diferente.

A segunda colocação mais fácil para as pequeninas é a roda. É simples, é fácil, e pode ser feita de mãos dadas nas turmas mais novinhas, para facilitar a formação:

Quando utilizar rodas nas suas coreografias, principalmente se a roda for ter movimentos, frise às crianças que elas devem girar juntas e devagar. Rodas em que as crianças puxam umas às outras ou ficam se atropelando ficam muito feias em cena.

Depois da roda, você pode fazer filas comuns, uma atrás da outra. Se a turminha for pequena, uma fila única ao meio do palco já é o suficiente. Mas se a turma for grande você pode fazer mais filas, fica muito legal em cena.

Só procure não permanecer por muito tempo em filas, as crianças que ficam atrás, mesmo que sejam altas ficam muito escondidas.

Uma espécie de triângulo em duplas também é uma boa formação, mas já é um pouquinho mais complicado para as pequeninas, então veja primeiro se as crianças conseguirão acompanhar essa colocação, senão, não arrisque:

Essa colocação é ideal para turmas com seis crianças, mas caso sua turma possua mais crianças, também é possível fazer essas colocações em trios em vez de duplas.

As próximas formações são mais indicadas para alunos e alunas maiores, que tem mais consciência do espaço à sua volta e conseguirão realizar o desenho coreográfico corretamente.

As filas intercaladas ficam muito bonitas em cena, principalmente se for uma fila inteira que se separa ao longo da coreografia e se torna uma fila intercalada. Mas o mesmo se aplica ao caso da fila única, não fique muito tempo nessa colocação para não esconder as alunas que ficam atrás.



Diferente da fila única lado a lado do Baby Class, as crianças maiores já podem fazer a fila com uma criança voltada para cada lado. Elas podem fazer os mesmos movimentos, porém, como umas estão de costas e outras de frente, fica um efeito bem interessante. Filas com todas as crianças viradas para a direita, ou todas viradas para a esquerda também são uma opção interessante.




Rodas de costas umas pras outras também ficam muito legais em cena, mas exige bastante consciência espacial e corporal das crianças, então tome cuidado ao usar essa colocação:


A clássica colocação de V pode ser utilizada  tanto de trás pra frente:

Como de frente pra trás:

Mas em ambas, tenha certeza de que as crianças entendem a colocação e que conseguirão formar o desenho correto.

O desenho do triangulo também valoriza muito a cena, mas o ideal é que também não se permaneça nesta colocação por muito tempo pois a criança que ficar ao meio do triângulo ficará escondida atrás da que fica bem à frente:

Pequenos triângulos em partes diferentes do palco também distribuem muito bem as crianças e dão uma boa visualização para quem assiste pois ninguém fica escondido e é possível usar bem todo o palco. Porém, tome cuidado ao usar os triângulos, é essencial que todos os triângulos fiquem iguais em cena, e isso pode ser bem complicado se as crianças ainda não adquiriram muita consciência espacial:


A meia lua deve ser a colocação mais complicada quando se trata de crianças. Para um lado ficar mais fechado que o outro, se tornar uma roda ou uma linha reta é muito fácil. Assim, caso deseje usar uma meia lua em suas coreografias, seja insistente em marcar bem o lugar de cada um, e antes de dançar, no palco, frise bem os lugares novamente.

Uma diagonal fica muito bonita em cena, e não é uma colocação tão difícil de ser realizada. O ideal é que as crianças sigam em fila até a diagonal, assim será mais fácil de ficarem em uma diagonal colocada e reta. Defina bem a distância entre uma criança e outra, para não ficarem buracos na diagonal.

E por fim, para finalizar o post, é claro que não podemos esquecer da colocação mais clássica de todas, onde algumas crianças ficam à frente e outras um pouco mais atrás:

Meio que intercaladas, todas as crianças aparecerão em cena e terão seu espaço bem definido na coreografia.

E por hoje, o post finaliza por aqui. O que estão achando da Série? O que mais gostariam de saber? Em breve mais partes com dicas maravilhosas pra vocês.

Beijinhos com Glitter!



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