27/03/2016

O Que São Variações de Repertório?

Se você já está há um bom tempo no ballet, provavelmente essa pergunta te pareça boba, pois você sabe muito bem o que é uma variação de repertório. Mas se você começou no ballet há pouco tempo, pode ser que ainda não saiba o que significa, então deixarei tudo explicadinho.

Muitos meninos e meninas simplesmente sonham e fariam de tudo para dançar uma variação. Afinal, não é para menos, dançar uma variação prova que você está avançando nas aulas e já tem um bom conhecimento técnico.

Em ballets de repertório completos, onde toda uma história é apresentada, sempre veremos solistas em diversas partes da narrativa, ajudando a contar a história. Esses solos, sempre com a mesma base de passos e execuções (algumas vezes adaptados de escola pra escola, ou de aluno pra aluno), se chamam variações de repertório.

Essas variações podem ser apresentadas em um repertório completo, ou somente a variação, e podem ser destinadas ao personagem principal da narrativa, ou por outros personagens da história, dependendo do desenrolar do repertório (Ex: Fadas da Bela Adormecida possuem variações, porém não são personagens principais).

Basicamente falando, todas as variações devem ser dançadas da mesma maneira (Ex: Esmeralda sempre será Esmeralda, não importa o que aconteça) independente do método estudado, da escola ou até do país. Podem haver pequenas modificações para auxiliar o aluno em suas dificuldades, ou dificultar a variação caso o aluno a ache muito fácil, mas sem nunca mudar a base central da coreografia original.

É  muito comum dançar variações de repertório por todo o mundo, e muitos que ainda não alcançaram seus solos, aguardam ansiosos por sua primeira variação.

E você, sabia o que era uma variação de repertório? Qual você já dançou?

Beijinhos com Glitter!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!