18/05/2016

Posso Lavar Meus Figurinos de Ballet?

Quando se trata de figurinos de ballet, cheios de pedras e adereços, pensar em água pode ser o maior perigo para a peça. Porém, ninguém quer dançar com um figurino mal cheiroso ou manchado. Assim, o que fazer?

Muitos figurinos são facilmente laváveis, talvez por não possuírem pinturas, lantejoulas, pedras, tecidos finos ou brilhos. Neste caso, é simples, basta mergulhar o figurino em água com sabão em pó ou algum sabão neutro e lavá-lo à mão mesmo, normalmente, assim como você lava suas malhas ou collants.

Depois, nada de centrífuga. Pegue o figurino, torça com cuidado e coloque-o no varal de alguma forma em que os pregadores não causem deformidade no tecido.

Porém, se seu figurino é um tutu repolho ou romântico, em tule leve, a situação já começa a ficar mais complicada, pois este tecido tende a amassar muito fácil e pegar o formato em que ele é colocado, assim, é muito fácil dele ficar todo emaranhado e perder a armação.

Então, para evitar isso, se o tutu não for anexo ao corpete, procure lavar somente o corpete e deixe o tutu de lado. Mas caso o tutu seja junto, de preferência molhe-o em água com sabão, mas não o esfregue. Retire o sabão o mais rápido possível com água corrente e torça com cuidado. Depois, ponha no varal de cabeça para baixo, se possível pendure pela calcinha do figurino, pois secando do lado contrário, será possível manter a armação do tule.

Quando se trata de coletes masculinos ou corpetes femininos, à partir do momento em que ambos tiverem bordados ou pedras, muito cuidado. Mergulhe o colete ou corpete e esfregue à mão mesmo, com cuidado, somente os pontos principais da sujeira ou suor, procurando desviar das pedrarias. Use um sabão em pedra - pode ser de coco ou outro de sua preferência - para alcançar mais precisamente os focos de sujeira, como axilas por exemplo, assim você colocará o sabão diretamente onde precisa esfregar e conseguirá retirar a sujeira rapidamente, antes que qualquer pedraria se solte. Este cuidado é ainda mais importante se as pedras forem coladas, quanto mais rápido você conseguir lavar, menos chances de qualquer pedra se soltar.

Se seu problema é um tutu bandeja, o ideal é levá-lo para uma pessoa especialista em lavagem de figurinos, pois esta peça é muito sensível. Porém, se não houver como fazer isso e precisar muito lavar o seu tutu, o ideal é que lave somente o corpete dele. Nunca lave o prato, a goma do tecido sairá e ele perderá a armação.

Para lavar somente o corpete do tutu, dá um pouco mais de trabalho, eu já fiz esta façanha, mas precisei de ajuda.

Encha um balde ou tanque com água e prepare o sabão que irá utilizar. Peça que alguém segure o tutu pela calcinha, e mergulhe com cuidado e devagar o corpete. Enquanto isso vá esfregando o que for necessário rapidamente e, com água sem sabão preparada em outro recipiente, já vá enxaguando. Cuidado para não espirrar sabão ou água no prato. Depois, torça com cuidado e pendure o figurino pela calcinha para escorrer, assim a água não escorrerá em direção ao prato.

Infelizmente, lavar a calcinha do tutu bandeja já fica mais difícil, pois será muito fácil a água escorrer para o prato, então, nesse caso, é indicado a lavagem profissional, bem como a lavagem do próprio prato, que deve ser feita à seco por lavanderias especializadas.

Depois de seco, guarde seu figurino em um porta tutu ou capa. Vale usar amaciante pra deixar o figurino cheirosinho até a próxima vez de usá-lo.

Uma dica bem interessante na hora de lavar figurinos que contenham pedras é bater uma foto bem de perto de cada bordado, assim, após a lavagem, verifique se alguma pedra caiu no fundo do tanque (que deve estar com o ralo bem tampado para evitar que a pedra vá embora), e se tiver caído, é só verificar na foto de onde caiu e bordar de volta.

Muito cuidado ao higienizarem seus figurinos, mas cuidado redobrado com figurinos mal cheirosos ou cheios de manchas de sujeira, é muito feio! É seu material de trabalho, merece cuidado e zelo!

Beijinhos com Glitter!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!