29/10/2015

Quando Posso Começar a Usar Sapatilhas de Ponta?

Hoje o post será sobre um assunto muito sério! O uso das sapatilhas de ponta!

Já li em muitos lugares, pessoas dizerem que nunca dançaram ballet, mas já conseguem subir na ponta, ou ainda outras dizem que começaram ou a fazer aula e em menos de um mês foram indicadas
para a ponta.

Esses tipos de comentários me inspiram muita preocupação, afinal, você sabe a diferença entre “subir na ponta” e “dançar na ponta”?

Muita gente acha que é a mesma coisa, que se você conseguir ficar na ponta, consegue fazer qualquer coisa com ela, mas não é bem assim. O uso das pontas é um trabalho muito complicado, principalmente para iniciantes.

Então, como saber quando estou pronta para começar a usar as pontas sem me prejudicar? 

Para estar pronta para usar as pontas, você deve preencher alguns requisitos básicos. É claro que você não precisa ser tão boa quanto uma profissional para começar, mas precisa pelo menos ter boa dominação das técnicas básicas do ballet.

Por exemplo, se você não consegue manter o en dehors na meia ponta, saiba que fazer isso na ponta é ainda mais difícil.

Então, vamos à alguns requisitos básicos para usar as sonhadas sapatilhas de ponta:

Dominação da Técnica

Como eu já citei acima, muitos passos e exercícios, ao serem feitos na ponta, conseguem ser muitas vezes mais complicados que o costumeiro. Por isso, é de extrema importância que primeiro a bailarina aprenda a dominar algumas técnicas básicas, por exemplo, o relevé com a quinta fechada corretamente, a meia ponta alta, o en dehors, a pirueta, etc. Principalmente as iniciantes sentem muita dificuldade em “reaprender” esses passos usando a ponta, então, se não tiverem em dia com a técnica dos mesmos, vai ser ainda mais difícil!

Corpo da Bailarina

A bailarina deve ter o corpo preparado para começar a usar as pontas! Durante as aulas de ballet, além de estarmos aprendendo os passos e as técnicas, (às vezes até involuntariamente) estamos trabalhando nossa força, em dehors, flexibilidade, etc. E esse preparo físico é essencial para começar a usar as pontas.

Então pare e pense, uma pessoa que faz aula há dois anos e esteve trabalhando o corpo por todo esse tempo pode ser comparada a outra que começou a fazer aula à um mês? Com certeza não!  Isso nos leva ao próximo tópico.

Tempo de Aula

Para poder começar a usar as sapatilhas de ponta, é necessário que a bailarina tenha tido aos menos dois anos de aula. Algumas bailarinas são indicadas para a ponta algum tempo antes disso, mas geralmente isso só acontece quando a mesma já participou de outras atividades que também trabalharam seu corpo de alguma forma, como a ginástica artística, por exemplo. Isso também pode acontecer se a bailarina já fez ballet por algum tempo e depois parou, mas ao retornar ainda está com as técnicas e preparo físico frescos, no corpo e na mente.

Mas, tome cuidado, se você nunca fez aula de ballet, e ao começar a fazer aulas sua professora já te indicar a ponta de imediato, recuse a proposta (por mais tentadora que seja), pois pode ter muitos problemas futuros.

Idade

O trabalho de pontas só pode ser iniciado quando a aluna tem entre 10 e 12 anos de idade. Eu particularmente acho que 12 anos é mais apropriado, não apoio muito a ideia de meninas com 10 anos começarem, mas isso varia muito de professora pra professora, e também de aluna pra aluna. Pode ser que uma menina de 10 anos tenha mais preparo físico e resistência do que uma menina de 12, então essa decisão deve ser tomada somente por seus professores que conhecem seu corpo e seus limites.

Porém, a idade não quer dizer nada em relação ao preparo da aluna, ou seja, uma aluna de 12 anos estaria apta de acordo com a idade, mas se acabou de entrar nas aulas ela ainda não está apta de acordo com a técnica.

Então preste atenção, nunca aceite usar as pontas antes de ter no mínimo 10 anos, e se você é quem responde por sua filha, nunca permita que os professores iniciem este trabalho com ela antes dessa idade.

Compromisso, Disciplina e Seriedade

As aulas de ponta são muito mais puxadas que as aulas feitas na meia ponta. Por esse motivo é necessário três vezes mais compromisso, disciplina e seriedade nas aulas. Além disso é necessário preparo mental e maturidade, pois isso ajudará a aluna a não ficar frustada caso não consiga realizar algum movimento de imediato.


Instrução da Professora

Muitas meninas compram a ponta por conta própria para “brincar” em casa, e às vezes até calçam a sapatilha de uma amiga para ver como é a sensação. Muito cuidado!!! Sapatilhas usadas sem a supervisão de um profissional qualificado podem causar muitos problemas para seu desenvolvimento futuro. Então nunca use pontas em casa se seus professores não permitirem!

Então, como dica geral, espere sua vez de começar a usar as pontas. Não atropele etapas, isso pode ser perigoso, te causar dores e lesões que mais pra frente vão te impossibilitar de continuar dançando. Seja paciente, pois é melhor um trabalho bem feito na meia ponta, do que um trabalho mal executado na ponta!

Espero que este post tenha sido de ajuda pra vocês... e qualquer dúvida sobre o início nas sapatilhas de ponta, deixem nos comentários que vou fazer o possível pra responder pra vocês!

Beijinhos com Glitter!


17 comentários:

  1. Como eu identifico se a minha sapatilha é de pré ponta ou de ponta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa... então, geralmente você identifica isso na hora da compra mesmo, mas caso não saiba, verifique principalmente a rigidez da palmilha... a pré ponta quase é tão mole quanto uma meia ponta, tanto que nem consegue sustentar o corpo da bailarina, enquanto a sapatilha de ponta já é bem reforçada para mandar o arco do pé da bailarina para frente, mesmo que seja uma sapatilha iniciante, ela sempre possui uma certa rigidez que a pré ponta não possui.

      Espero ter ajudado ^^

      Beijossss

      Excluir
  2. amei amei amei *~* até compartilhei em meu face, acho que é a maior duvida de toda as minhas alunas hihi espero que lendo elas acabando entendo melhor que é pro bem delas as broncas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Bruna sua linda *-* Fico feliz demais que tenha gostado do post, e espero que tenha ajudado suas lindas alunas ^^

      Volte sempre ;)

      Beijosss

      Excluir
  3. Entrei no ballet em 2015, dia 4 de fevereiro! 1 dia depois do meu aniversário de 10 anos (dia 1 de junho), me chamaram para ir pra um nível mais avançado que usava sapatilha de ponta. Só tinha feito 4 meses de ballet, e fui para a ponta! Fiquei muito feliz com isso, e acho que me sai bem em todas essas aulas de ponta! :D Vou continuar a ponta semana que vem, em um curso de férias da minha academia (Grupo Cultural de Dança- Ilha! Estou muito animada para o curso, e também por que vai ser com a Primeira Solista do Theatro Municipal do RJ, que é filha da diretora do Grupo Cultural! :D Adoro seu blog, vejo todos os dias! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal querida... boa sorte no seu curso de férias :)

      Começou na ponta com bem pouquinho tempo de aula hein? Espero que sua professora tenha feito uma boa avaliação do seu físico antes disso... mas como disse que está se saindo bem, acredito que deve ter feito isso sim ^^

      Arrasa no curso e depois me conta como foi ^^

      Beijo beijo :P

      Excluir
    2. É... Rrsrs! Muito obrigada!!! <3 Conto sim! Bjsss <3 :D

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. O curso eu to adorando!!! É super difícil, todos os passos/exercícios são do nível avançado... E essa semana eu passei pra uma turma mais avançada!!! Sabe intermediário? Aquela turma antes do avançado? Então! Essa é minha nova turma! Eu fiquei muito feliz por isso, porque agora, vou fazer aula toda a segunda e quarta, com o avançado!!! Antes eu era do preto intermediário e ainda sou! É assim... Sou das duas turmas! Segunda e quarta eu faço aula no intermediário, com o avançado e sem uniforme (de collant normal) e terça e quinta eu faço aula com o preto intermediário! É meio complicado, no começo também não entendi... Rrsrsrsrsrsrs Bjssss <3

      Excluir
    5. Que legal! Parabéns pelas suas conquistas ^^ tanto o curso de férias como a questão das turmas... muito feliz por você minha flor :)

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não precisa não Janine :) A maturidade necessária para iniciar o uso das pontas é corporal no sentido de fortalecimento e técnica...

      Amadurecer biologicamente não influi em nada não :)

      Beijo beijooo

      Excluir
  5. Esse blog é maravilhoso, parabéns a todos os idealizadores e responsáveis, dicas importantíssimas. Amei

    ResponderExcluir
  6. Tenho 11 anos e ainda n estou na ponta, Fasso aula desde 2014 mas minha professora nunca disse nada sobre isso (quase todas da minha turma estão na ponta), mesmo assim me esforço muito para tentar entrar na ponta e espero que entre no ano q vem! :):D Seu blog é mto legal!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!