07/10/2015

Como Reconhecer Um(a) Bom(a) Professor(a) de Dança


Em outro post deixei algumas críticas sobre os professores que possuem falta de profissionalismo ao formar seus alunos. Vocês podem conferir o post AQUI.

E agora, deixo aqui as características boas dos bons professores, aqueles nos quais você deve apostar.
Vamos lá...

Um bom professor sabe separar seus problemas pessoais ou qualquer preocupação de sua aula. Com respeito aos alunos, ele sabe que os alunos não tem culpa por quaisquer problemas que estejam passando e não desonram compromissos com as aulas, nem distratam os alunos como forma de descontar sua raiva. É claro que pode acontecer do professor estar chateado, muito irritado, doente ou preocupado e deixar isso transparecer um pouco, afinal, ele também é humano. Mas o importante é que isso jamais prejudique a aula, e que os alunos não sejam tratados de forma diferente por estes motivos.

Um bom professor é aquele apto a te passar a técnica correta de cada exercício, bem como explicar o caminho exato para cada movimento e te corrigir caso você execute errado. Ele tem que conhecer bem aquilo que ensina, e principalmente no caso das aulas de ballet adulto, recomenda-se que estes professores sejam formados, para que possam ensinar técnicas avançadas.

É importante permitir a liberdade de sanar dúvidas e a interação dos alunos e do próprio professor dentro da aula, mas é importante também saber a hora certa de fazer isso. O bom professor saberá controlar a hora certa de conversar e a hora certa de fazer aula de forma séria. Além disso não se zanga com perguntas e está disposto a repetir a sequencia se for necessário.

Procure alguém que te ensine e esteja disposto a lhe explicar quando tiver dúvidas ou quando precisar de ajuda para melhorar em algum aspecto. Um professor que entra na sala, dá a aula e sai, simplesmente não ajuda no crescimento do aluno. É importante que esteja aberto à ajudar em quaisquer problemas que o aluno encontre dificuldade durante a aula.

Bons professores sabem a época certa de dar início ao trabalho de pontas e variações de repertório. Um professor que introduz qualquer uma dessas duas coisas na vida do aluno despreparado, expõe o aluno.

Professores de qualidade te corrigem sem te humilhar, de forma bondosa e sempre mostrando o que você está fazendo de errado e como precisa fazer para que esteja certo. Nestes professores os alunos conseguem ter confiança e se sentem muito mais dispostos a seguir em frente. 

Eles não tem alunos queridinhos e tratam a turma como um todo. Se escolhem determinado aluno para ter um papel de destaque, explicam à turma o motivo da escolha, e numa próxima ocasião, dão oportunidade para outros alunos. Além disso, deixam claro para aqueles que não foram escolhidos o que podem melhorar para que possam ocupar papeis em anos seguintes.

Um bom professor é aquele que você ama, aquele em que você se espelha, aquele que não tem você como uma posse dele ou da escola, mas te vê como alguém em potencial para dançar em qualquer lugar.

Beijinhos com Glitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!