08/07/2016

Coisas Que Mães de Bailarinas(os) Nunca Devem Fazer

É inegável a alegria de muitas mães ao saber que suas pequenas princesas querem ser bailarinas. Muitas vezes ficam mais ansiosas que as pequeninas para comprar as sapatilhas, matriculá-las na escola de dança e vê-las pela primeira vez no palco.

Porém muitas, com essa empolgação (que é super normal), acabam desenvolvendo algumas atitudes que não são muito corretas e podem atrapalhar muito suas pequenas bailarinas. Ainda outras, que levam a criança apenas como uma maneira de mantê-las ocupadas, por motivos médicos, ou como apenas mais uma atividade divertida, podem também influenciar no não crescimento da criança na aula por alguns motivos.

Assim, se você é mamãe de uma bailarina ou bailarino, tome nota deste post e perceba se, de alguma forma, talvez você não esteja atrapalhando sua criança nas aulas por ser uma:

Mãe Ajudadora

Muitas mamães ficam agoniadas ao assistir a aula de ballet de seu filho ou filha por ver que eles tem algumas dificuldades, principalmente se forem as primeiras aulas da criança. Daí, como uma forma de querer ajudar, algumas se adiantam até a criança e tentam ajudá-la a fazer o exercício corretamente. Já tive muitas mães de alunas que adentraram no meio dos exercícios para arrumar as posições de pés da criança, para ajeitar sua borboletinha, arrumar os braços, entre outras coisas, ou ficavam sentadas de longe mesmo dizendo: "Filha, não é desse jeito, presta atenção, olha a professora, arruma o pézinho".Porém, deixo bem frisado que isso é uma total falta de respeito com o professor em sala. Entendemos que essas mamães só querem ajudar e não pretendem desrespeitar quem está dando aula, porém, a única pessoa que está apta para corrigir a criança dentro da sala é o professor. Se as mamães podem assistir as aulas, devem fazer isso somente como boas espectadoras, assim o andamento da aula será bem melhor.

Mãe Fotógrafa

Quando o orgulho da família é aquela criança bailarina, é muito comum que as mamães queiram exibir fotos do(a) pequeno(a) em aula, ensaiando, provando figurinos, até se a criança estiver somente respirando, elas estão fotografando (rsrsrsrs). Porém, ficar fotografando a aula inteira pode distrair a criança da aula, e fazê-la ficar dispersa das explicações e exercícios. Além disso, já vi mães que até chamavam a criança, mesmo quando ela estava concentrada, para poder tirar fotos dela de frente, tirando totalmente a atenção da criança do que ela estava fazendo, e às vezes distraindo até as outras crianças. Se você tiver esse costume, deixo minha dica: Fotografe a criança discretamente, sem que ela perceba, use zoom para fotografá-la de longe para não precisar chegar perto e atrapalhar o exercício, ou de preferência, deixe as fotos para o final das aulas.

Mãe Palpiteira

Algumas mães já tiveram alguma vivência em dança quando mais jovens, e outras não entendem muito do assunto, mas ambas podem gostar de palpitar nas aulas, nas coreografias ou nos níveis técnicos da criança. Algumas palpitam na forma como o professor deveria aplicar os exercícios, outras opinam de forma destrutiva as coreografias ou figurinos,e outras acham sempre que seus filhos deveriam ter mais destaque dentro da escola. É claro que todas as mães tem o direito de tirar dúvidas, ou questionar caso achem que por algum motivo a criança esteja sendo realmente injustiçada, mas nem de tudo deve se reclamar. Isso nos leva ao próximo tipo de mãe:

Mãe Reclamona

É aquela mãe que acha que tudo está sempre ruim. Que sua criança deveria ficar na frente nas coreografias, que está demorando demais pra criança alcançar as pontas, que a coreografia é parada demais, que o figurino é feio, que a criança deveria ganhar um solo, ou que o professor não ensina a criança o suficiente. Já tive mães que me questionaram por não pegar no pé da criança. Mas o pior é que essas crianças eram atentas e estavam se esforçando, não havia mais o que exigir. Se o professor achar que a criança merece mais atenção, uma bronquinha a mais, um solo, ou pontas, isso é uma decisão que somente ele pode tomar, e a influência das mães simplesmente não significará nada na hora de decidir essas coisas, afinal, a criança em aula somente quem conhece é o próprio professor.

Mãe Atrasada

Toda dona de casa é sempre bem atarefada, e levar a criança até o ballet pode ser uma tarefa que leve tempo, dependendo da distância da escola, e levando em conta que a criança precisará se trocar e lanchar antes de ir. Por isso, é interessante se programar para que a criança consiga chegar no horário correto das aulas, afinal, não somente ela perderá, mas atrapalhará as outras que já estão em andamento na aula.

Mãe Desinteressada

A criança precisa muito do seu incentivo como mãe e fã número 1 para alcançar seus sonhos. Se você desencorajá-la de qualquer forma, não acompanhá-la nos eventos de dança e fazê-la faltar desnecessariamente nas aulas, a criança pode perder o interesse na prática do ballet e com o tempo desistir.

Mãe Fã

Durante as apresentações, nunca, jamais, não mesmo, never, NÃO! Nunca dê tchau pra criança da plateia. Ela irá querer corresponder e não só atrapalhará a coreografia como poderá se perder e errar tudo.


Se você se identificou em qualquer um desses casos, não se desespere, ainda há esperança pra você (rsrsrs), basta se policiar nessas questões e procurar ajudar seus pequenos tesouros nas aulas, talvez por esperar do lado de fora ou assisti-las silenciosamente, e quando tiver qualquer apresentação, esteja sempre lá, seu pequenino ou pequenina amará se apresentar pra você, e eles gostarão de te ver apreciando seu trabalho.

Beijinhos com Glitter!




2 comentários:

:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!