19/12/2015

Devo Mudar de Escola de Dança? Sete Situações a Analisar

Sabemos da grande competitividade que pode existir entre uma escola de dança e outra, dentro da região em que você estuda. Quando certa cidade possui várias escolas, o ingresso de alunos em
determinada escola e participações em festivais, muitas vezes deixam nítido essa pequena rivalidade.

Assim, muitas pessoas às vezes querem mudar de escola, mas tem medo de ir pra outra escola devido à essas rivalidades, ou tem medo de não dar certo na outra escola e não poder voltar para a antiga.

Então, muitos já me perguntaram: 'Devo ou não mudar de escola?' 'É uma boa ideia?' 'Vou me arrepender?'

E digo simplesmente que as respostas podem ser sim ou não. Muitos fatores devem estar envolvidos na sua decisão. Jamais mude de escola por empolgação ou por ofertas feitas às escondidas por escolas concorrentes, você pode se arrepender muito. Analise então com calma estes aspectos:


1) O que eu estou aprendendo? 

O que você está aprendendo dentro da sua escola de dança, independente da modalidade, deve ser primordial na sua escolha de permanecer ou não na escola. Você está vendo progresso na sua dança? E no restante da turma? É um trabalho sério? Se sua resposta for sim a essas perguntas, analise com cuidado sua decisão, afinal, esta pode ser uma boa escola.

2) Sou tratado(a) diferente dos outros? 
Sim, eu já passei por isso, e não existe coisa pior. Não aceite um lugar que te trata diferente, que sempre te joga no fundo das coreografias sem motivos, ou que tenha alunos preferidos. É claro que pode haver um colega de turma que seja melhor que você, e ele receba alguns privilégios como papéis mais importantes nos espetáculos, ou mais variações, mas isso não implica em ninguém ter o direito de te tratar mal de maneira alguma. Se você for bolsista na escola, pior ainda... não é só porque você não paga, ou paga um valor reduzido, que você não mereça ser bem tratado e não mereça ter chance de crescimento dentro da escola. Pense bem nisso.

3) Quais oportunidades recebi nesta escola?
Infelizmente muitos são ingratos. Recebem grandes oportunidades por anos na escola, e por algum motivo bobo, de repente pensam em mudar de escola. Então, pense bem... não abandone aquele que te deu a mão! Se o problema for pequeno, tente resolver, você poderá se arrepender se for pra outro lugar.

4) Estou procurando somente destaque?
É claro que todos nós queremos dançar sempre, participar dos festivais e dançar muito nos espetáculos. Mas tome cuidado, tudo vem com o tempo. Não pense nunca em atropelar etapas. Mudar de escola pode te permitir ter mais destaque, mas você o receberá sem méritos de trabalho, e talvez nem esteja pronto(a) para receber mais destaque. Tome cuidado.

5) A estrutura da escola me compromete?
Infelizmente muitas escolas, principalmente as recém criadas, possuem estruturas mal organizadas, professores desqualificados ou aulas irregulares. Tudo isso prejudica o aluno. Se for o caso, não tenha medo de mudar de escola.

6) Esta escola é séria?
Por mais que seja uma boa escola, garanta que essa escola é séria e pretende te dar uma formação justa. O mínimo que toda escola deve oferecer é um exame anual e um certificado de conclusão.

7) Estou insatisfeito por algum motivo?
Ficar insatisfeito em qualquer lugar pode ser deprimente. Então, pense: 'Por que estou insatisfeito?' 'O que tirou minha alegria de permanecer aqui?' Analise suas respostas com cuidado e pense primeiramente no que poderia ser feito para resolver a situação. Se possível, resolva. Mas se perceber que a situação é ruim demais e sem solução, é melhor que mude, pois digo por experiência própria, por permanecer em uma escola destrutiva, quase passei a acreditar que eu era ruim e não servia para o ballet, além de começar a perder a vontade de ir pras aulas, comecei a ficar desanimada, não prestar mais atenção nas correções e não ter mais força de vontade para tentar subir cada vez mais as pernas. Fiquei mal. Mas agora que mudei de escola, retornei à minha paz e minha alegria de dançar.O esforço e amor pela dança também vem com a satisfação que você sente na escola e com os professores. Pense bem nisso.

Agora, pare para pensar bem nestes 7 aspectos citados, e decida por si mesmo(a) qual o melhor rumo a tomar. Ninguém além de você deve ser responsável pela decisão de mudar ou permanecer em uma escola, então tome essa escolha com sabedoria e muita cautela.

Se estiver passando por alguma situação diferente da que eu descrevi aqui, deixe sua história e sua dúvida nos comentários, vou fazer o possível para ajudá-los(as) a tomar a melhor decisão

Beijinhos com Glitter!



7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que blog perfeito é esse menina? Estou apaixonada por ele. Estou pensando em entrar em uma escola de ballet ano que vem, espero que de certo. Ah e continua com esse mimo de blog, porque estou pirando nele haha <3
    www.springiinparis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Isa, sua linda, muito obrigada pela visitinha :) Fico feliz que tenha gostado do blog ^^ Te desejo toda a sorte do mundo na sua nova escola, que você se encante com o ballet e pegue o jeito rapidinho rsrs. E pode deixar que vou continuar sim ;) Vou visitar seu blog querida...

      Beijos com Glitter ^^

      Excluir
  3. Fazia parte de uma escola como bolsista e era sempre mal vista/ mal tratada pela dona. Sempre que eu faltava por motivos da minha faculdade ela me colocava contra a parede, me colocando pra baixo dizendo que eu não dava valor a minha oportunidade ( eu e mais um aluno eramos os únicos a com bolsa integral e que não dava aula pra ela ainda), então ela me via como um desperdício de dinheiro sempre, não importa o quanto eu me esforça-se. Tem esse quesito também a ser avaliado, e outras pessoas já reclamaram também, das donas da escola só estarem preocupadas com dinheiro dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ester, isso que você disse é muito verdade! Eu passei por isso também. A dona da minha escola anterior, mesmo que eu não faltasse nunca, como os horários eram muito inconstantes e viviam mudando(o que não é nada certo), às vezes os horários do ballet não batiam com o de outros compromisso também importantes que eu tinha. Daí, bastava uma falta em 200 pra eu já ser questionada e ter a minha bolsa na escola ameaçada. Meu conselho pra qualquer um que passe por isso? Saiam fora! Ninguém merece ficar passando constantemente por esse tipo de humilhação. Se a pessoa te deu uma bolsa, jamais deve te tratar depois como um lixo, como alguém que só está desperdiçando as oportunidades da escola. Nós podemos ser bolsistas e ao mesmo tempo precisar trabalhar, estudar, ou ficar doentes. Ninguém consegue ter presença de 100% no ballet durante um ano inteiro. Se saiu de lá fez muito bem!!!

      Beijo beijo minha querida! Espero que tenha encontrado alguém que dê o valor que você merece ^^

      Beijinhos com Glitter!

      Excluir
  4. Duas palavras: turma mista. Mais duas: comecei agora. Tenho 19 e a minha turma é completamente mal dividida - tem meninas de 15 que dançam desde os 3, meninas que estão lá há 1 ano ou 2 e já faziam outras danças antes e eu, que sou absolutamente iniciante. Agora que estou no 5º mês. Tive que me virar pra aprender as posições básicas e ainda hoje tenho dificuldade de acompanhar minhas colegas. Vou mudar no fim do ano. Me deseje sorte.
    P.s.: Caí aqui de paraquedas, mas tô amando seu blog! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Loana, realmente isso é péssimo, me parece sinal de escolas que querem economizar trabalho e acabam juntando uma galera enorme, de vários níveis diferentes, em uma turma só. Isso não é crescimento nem pras mais avançadas, nem pra quem é mais iniciantes, pois umas ficam estacionadas no que já aprenderam, enquanto as outras ficam perdidas tentando correr atrás do tempo. Muito cuidado, sua aula pode acabar sendo perigosa pra você. pois se jogar todo o tempo atrás do que não foi ensinado, pode acabar resultando em alguma lesão séria... fico feliz em saber que pretende mudar de escola... procure alguém que valorize seu nível como iniciante, e que esteja disposto a te ensinar tudo desde o básicão, afinal, isso é o mínimo de respeito que uma escola deve ter com o aluno. Te desejo muita muita muuuuuuita sorte :)

      Fico feliz que esteja amando o blog, volte sempre querida ^^

      Beijo beijo ;)

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!