20/12/2016

Frustração Pós Festival

Sabe-se que muitas vezes o ballet mexe com o íntimo da pessoa. Só ela sabe o quanto ensaiou, o quanto sofreu, quantas unhas perdeu na sapatilha de ponta, quantos tombos tomou ensaiando. Daí, quando chega o primeiro festival e a pessoa resolve arriscar, ao final vem a notícia: 4° ou 5 ° lugar!

Já é certo que quem recebe essas colocações foi julgado pelos jurados como alguém não merecedor das primeiras colocações, o que resulta em nenhum prêmio sendo levado pra casa.

Daí quando aquela pessoa que tanto ensaiou, tanto correu atrás, percebe que seu esforço não valeu o que ela esperava, vem o pior: A frustração pós festival.

Praticamente todo mundo já passou por essa experiência ruim. Principalmente se a pessoa errou durante a apresentação, vem aquela cobrança: "Eu poderia ter feito melhor!". Fica aquele sentimento de tristeza, de achar que você não é um(a) bom(a) bailarino(a), aquela vontade de mudar de coreografia, ou em casos mais extremos, até vontade de parar de dançar!

Se você estiver passando por um momento desses, gostaria de deixar meu conselho. Realmente, todo mundo dança no festival com a esperança de ser reconhecido, mas lembre-se, existem muitos outros dançando na mesma bateria que você, e pense bem, eles também já podem ter passado pela mesma experiência ruim de não receber as melhores colocações, e nem por isso desistiram.

Pode ser que este festival tenha servido apenas como um alerta para pequenas (ou até grandes) melhoras que você precise fazer na sua técnica, ou em sua coreografia. Em vez de ficar chateado(a), converse com seus professores e peça para que te deixem ler as fichas dos jurados, e atente a cada detalhe que escreveram, assim, procure melhorar o que for necessário e aprimorar ainda mais aquilo que disseram que já estava bom.

O segredo é nunca desistir. Não pense em mudar de coreografia só por causa de um festival, ainda haverão outros, e serão chances de você mostrar seu trabalho para jurados diferentes, que até de alguma forma, podem ter opiniões e olhos críticos diferentes dos outros. Além disso, quanto mais você dança, mais se aprimora nos movimentos, será sua chance de melhorar aos poucos.

Se você errou na coreografia (ou até caiu),  não se puna duramente. Imprevistos acontecem, você só precisa se dar a chance de continuar tentando, da próxima vez será diferente.

E por fim, jamais pense em desistir de dançar por causa de uma frustração dessas. Uma escada tem degraus demais para você desistir de subi-la só porque o primeiro degrau estava meio instável. Segure-se firme no corrimão e continue subindo, uma hora você chega lá.

Beijinhos com Glitter!!!





2 comentários:

  1. Eu parei de dançar com 10 anos(agora estou voltando)pois eu fiquei com medo ,no festival a saia da minha amiga caiu e ela acabou fazendo eu cair.E eu como era ingenua achei que foi culpa minha e que eu não devia dançar assim eu parei.agora com 12 estou querendo voltar ao ballet sei que não conseguirei a sapatilha de ponta esse ano e tals.
    Com qual roupa eu posso ir dnv ,eu não tenho roupa nenhuma de ballet qual eu posso vestir na primeira aula????( irei comprar dps)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Picoli, primeiramente, que legal que vá voltar ao ballet, fico muito feliz.
      Acredito que este post vai te ajudar na sua dúvida:

      Não Tenho Roupa de Ballet, e Agora?

      Espero que responda sua dúvida amore... e depois volta pra me dizer o que está achando das aulas ok? Beijinnn

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!