13/02/2017

E Se a Criança Simplesmente Não Quer Fazer Aula?

Como professora de Baby Class posso dizer com certeza que cada dia de aula será um dia diferente. Cada criança é única, e muitas se comportam de diferentes maneiras a cada semana. Pode ter aquela criança quietinha que vai estar apimentada na próxima aula, ou aquela esperta que esteja com sono ou cansada devido à alguma atividade que tenha feito durante o dia.

De qualquer maneira, quando se fala de Baby Class, imaginar crianças de três a seis anos juntas em uma sala, já é o suficiente para saber que não será fácil.

Daí, você talvez se pergunte: "E se uma das minhas crianças simplesmente não quer fazer aula? Já tentei de tudo e ela simplesmente não para quieta, ou não absorve nada!"

Sim, eu mesma já me perguntei isso. Pode ser bem frustrante quando parece que você está dando uma boa aula, mas uma ou mais das crianças simplesmente não querem fazer nada!

Então, vale a pena perguntar: "O que está tirando a atenção dessa criança pela aula?"

Sim, trabalhar com Baby Class não é a mesma coisa que trabalhar com uma turma de Preparatório ou Ballet Infantil. As crianças de Baby simplesmente não aceitarão fazer exercícios em barra, ou ficar decorando um monte de coisas. É importante que a aula seja lúdica, colorida, animada, musical, para que a criança veja sempre diversidade em cada exercício.

Para quem não sabe fazer isso, hoje já existem alguns cursos para professoras de Baby, ou livros com bastante atividades que ajudam muito. Acredite, sem saber como conduzir esse tipo de atividades diferenciadas, você simplesmente não conseguirá dar aula para Baby Class. Ser criativa(o) é primordial quando se fala de crianças nessa faixa etária.

Então, antes de achar que a criança é a culpada, pense bem: Sua aula tem os elementos necessários para chamar a atenção das crianças? Você fica tempo demais em um exercício fazendo a criança enjoar dele? Você usa somente termos técnicos durante a aula toda?

Esses são apenas alguns dos motivos que podem fazer a criança ficar desmotivada de fazer sua aula. E o princípio básico do Baby Class é este: Se não parece legal, não vejo motivo pra fazer!!

Assim, tente alcançar essas crianças de outras formas, com cores, músicas, brincadeiras educativas, coisas que façam elas acharem a aula sempre uma novidade.

Além disso, seja simples, ensine coisas que as crianças serão capazes de aprender, use uma linguagem básica e jamais repreenda a criança por querer fazer brincadeiras. Em vez disso, transforme as brincadeiras em exercícios, e ela achará divertido.

Porém, se mesmo assim a criança se mostrar desinteressada, chorar, fazer birra, não participar de nada,  ou acreditem, até te bater, não entregue os pontos. Converse com o responsável da criança. Entenda como essa criança gosta de se divertir, e que tipo de exercícios são "chatos" para ela. Além disso, procure entender por quais motivos a criança não quer fazer a aula. Ela pode estar cansada após um dia de atividades, passar por problemas emocionais em casa, ser dispersa, ser bastante mimada pela família, ou simplesmente pode não gostar de fazer ballet.

Após saber essas informações, estude como você pode trabalhar em cima dessa criança. Se você pode ajudá-la, se o melhor seria uma mudança de horário, fazer mais atividades em grupos para que ela tenha mais facilidade em se associar com as outras crianças, ou, em último caso, perceba se a criança seriamente não quer fazer aula. Se esse for um desejo dos pais, e não da criança infelizmente será um tédio para a(o) pequenina(o). Se esse for o caso, de repente sugira que a criança se envolva em outras vertentes de dança, para ver se ela se adequa mais. Agora, se mesmo assim a criança não gostar, o ideal seria procurar algo que a criança se identifique, não forçá-la a fazer algo que ela simplesmente não quer.

Beijinhos com Glitter!!!



2 comentários:

:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Obrigada por fazer parte do Blog Plumas de Metal!
Comente e deixe uma blogueira feliz...
Curta nossa FanPage: https://www.facebook.com/plumasdemetal
Seja bem-vindo sempre!