Aquecimento
No início da aula, o primeiro exercício realizado sempre será o Aquecimento. Alternando os pés, forçando a meia ponta (ou ponta), fazendo port de brás, rotações de cabeça e preparando os tornozelos. O exercício de aquecimento sempre será feito com músicas mais lentas para permitir que nos alonguemos bem, e preparemos o corpo para a aula.
Plié (Pliê)
O segundo exercício a ser realizado na barra sempre será o Plié. Significando literalmente "dobra", o exercício do plié consiste em trabalhar a dobra dos joelhos em todas as posições. O plié é super importante durante toda a aula, assim o exercício feito com qualidade e concentração garantirá uma boa continuidade aos demais exercícios. Para os níveis iniciantes, é provável que o(a) professor(a) trabalhe o plié de frente para a barra.
Tendu (Tandi)
O Tendu é a base para vários exercícios. Ele é o início do treino para manter os pés bem esticados e neste momento da aula, temos tempo para trabalhar com consciência o alinhamento dos pés e tornozelos, lembrando sempre de arrastar o pé pelo chão antes de esticá-lo, e de manter o calcanhar sempre bem à mostra.
Jeté (Jetê)
O jeté é um exercício muito parecido com o tendu, porém ele é mais enérgico e os pés saem do chão à cerca de 15cm, alcançando um ângulo de 45°, sempre com o joelho bem esticado e os pés bem alinhados.
Rond de Jambe (Rom de Jam)
No rond de jambe, trabalhamos principalmente o movimento circular das pernas, como se os pés quisessem desenhar um meio circulo ao lado do nosso corpo. Neste momento também podemos trabalhar elevações, sustentações, rond en l'air (Rond An Lér - no ar) e outros movimentos condizentes.
Fondue (Fondi)
Fondue é o movimento de dobrar a perna de base e depois esticá-la, podendo ser feito com a perna de fora em coupé (cupê), passé (passê), ou estendida. O exercício de fondue exige força e sustentação, além de muita concentração.
Frappé (Frapê)
Voltando para os movimentos em allegro, o frappé consiste em um movimento rápido onde geralmente fazemos um coupé e esticamos rapidamente a perna utilizando da mesma força e dinâmica do jeté. Pode ser feito com a batida dupla, ou seja, o coupé sendo derriére, devant e só aí sendo esticado, e pode ser somente batido, passando o coupé de frente para trás e de trás para frente rapidamente. A esse movimento chamamos de petit.
Grand Battement (Grã Batimã)
Sem perder o alinhamento ganho em todos os exercícios anteriores, o grand battement trabalha a perna sendo atirada com a mesma dinâmica do jeté, porém com mais força e procurando alcançar a maior altura possível. Pode ser feito em todas as posições, e é importante não curvar ou entortar a coluna para ganhar mais altura. Pode ser trabalhado também com developpé ou enveloppé.
Adágio
Após as pernas estarem bem alongadas e aquecidas pelo grand battement, o adágio flui com mais praticidade. Neste exercício trabalhamos muito a sustentação, que pode sair de developpés (developês) ou outros. O importante é procurar sempre ganhar mais sustentação sem desalinhar o corpo ou as pernas.
E por fim, após todos estes maravilhosos exercícios, passamos finalmente para o centro da sala, mas este é assunto para outro post.
Beijinhos com Glitter!
Amei. Estou voltando agora a praticar os exercícios e seus posts estão me ajudando muito. Obrigado. Um dia se vc tiver tempo grava um vídeo mostrando eles na pratica. Ta com tempo que eu parei e nao tinha muita pratica com os nomes. Acho que ia ajudar bastante gente!!! Bju
ResponderExcluirAh sua linda, fico super feliz que esteja ajudando ^^
ExcluirPode deixar, vou fazer o possível pra gravar um vídeo sim ^^ Obrigada pela dica ;)
Amei.
ResponderExcluir